Vídeo do produto, conteúdo feito pelo usuário e diversas opções de atendimento ao cliente estão entre as principais características que os maiores varejistas online usam para diferenciar a página de detalhe do produto e, possivelmente, aumentar a conversão.
Uma boa página de produto certamente inclui imagens de alta qualidade, descrição qualitativa, lista de especificações, preço, e um botão de ação (call to action). Essas características são o mínimo para para o sucesso.
Mas, além estes fundamentos, os varejistas líderes adicionam funcionalidades, conteúdo e ofertas para criar a confiança adicional e aumentar as vendas. Seguem abaixo 7 dicas para sua página de produto ser diferente da concorrência e, assim, obter a preferência do seu cliente:
1. Vídeo
A iVentures Consulting divulgou os resultados de sua mais recente pesquisa eShopper, que analisa 111 varejistas on-line e a experiência do cliente na página do produto. O relatório constatou que 32% dos varejistas passaram a incluir alguma forma de vídeo – demonstração do produto, como usar, ou até mesmo dicas e sugestões.
Estes vídeos podem facilitar a compreensão das informações sobre o produto pelos compradores, o que pode levar ao aumento das vendas. De fato, a Marketing Land identificou que os vídeos dos produtos aumentar as taxas de conversão no comércio eletrônico em 9%.
2. Várias imagens de cada produto
Imagens de boa qualidade, com boa produção fotográfica, são um deve ter na sua página de detalhes do produto. A iVentures descobriu que 97% dos varejistas analisados possuem somente uma imagem do produto nas páginas de detalhe. Mas, é importante adicionar mais imagens, uma vez que apenas 52% dos avaliados continham várias fotos do produto.
A idéia é que as imagens extras ofereçam aos clientes uma sensação melhor para análise e, eventualmente, incentive a venda.
3. Imagem do Produto enviada pelo Cliente
Alguns varejistas também estão pedindo para os clientes fornecerem imagens do produto. Assim, uma boa imagem fornecida pelo cliente pode ir diretamente para a página de detalhe do produto.
Você pode separar as imagens dos clientes em uma seção especial. Veja o exemplo da ThinkGeek, varejista especializada. A loja faz isso no fundo de muitas das suas páginas de detalhe do produto.
4. Revisão do cliente e Classificações
Diversos estudos têm relatado sobre a importância da inclusão de comentários de clientes e classificações sobre o produto na página de detalhe.
Em 2012, a Shopify informou que este tipo de informação impulsa as conversões em até 76%. Mais recentemente, o iSenseLabs publicou um estudo mostrando que aproximadamente 70% dos compradores lêem tais comentários.
No entanto, de acordo com as conclusões da iVentures, apenas 55% dos vendedores on-line possuem avaliação e comentários de clientes. Ainda, apenas 52% disponibilizam um sistema de classificação.
5. Informação Sobre Poítica de Troca
E-commerce não é algo novo. As pessoas têm feito compra pela internet há mais de uma década. No entanto, ainda é importante tranquilizá-las no momento da compra. Os consumidores não irão converter se não confiarem na sua loja.
Mostrar a Política de Troca de forma clara na página de produto é uma maneira de conquistar a confiança do consumidor. Veja uma lista de lojas interessantes que vale a pena conferir as informações disponibilizadas aos consumidores: Nordstrom, American Eagle, Banana Republic.
6. Informações Fretes
Uma informação próxima da Política de Troca é a Forma de Entrega. Alguns varejistas on-line têm incluído banners sobre o assunto ou promoções de frete grátis na página de detalhe do produto. Mas, há um novo posicionamento (muito interessante) que sugere incluir informações e detalhes adicionais, como data prevista de entrega.
Esta informação pode encorajar alguns compradores a realizar a compra ou mesmo trocar o método de frete de um serviço gratuito para um serviço pago.
Veja acima o exemplo na prática. O Uniqlo oferece uma janela suspensa com todas as informações de transporte. Outros varejistas, como The Home Depot, incluem os dados de envio bem ao lado do preço do produto.
7. Opções de Atendimento ao Cliente
A iVentures revelou que 39% dos lojistas estão abertos a incluir informações de atendimento ao cliente diretamente na página de detalhe do produto. Esta informação varia de opções para enviar e-mail, ligar para um número de telefone, ou acionar um Web Chat para obter ajuda.
Veja um exemplo interessante no site da Suitsupply. A empresa oferece diferentes formas de contato para suporte ao cliente.
Oferecer aos clientes uma maneira de obter ajuda diretamente na página de produto pode ter dois efeitos sobre as vendas:
1) Incluir informações sobre a política de troca e opções de atendimento ao cliente na página de detalhe do produto pode deixar alguns clientes mais à vontade para realizar uma compra.
2) Se o Web Chat está disponível, um representante de serviço ao cliente pode ser capaz de responder às perguntas ou aliviar as preocupações e, finalmente, fazer uma venda que não teria acontecido de outra forma. Veja mais informações sobre SAC para E-commerce.
Em ambos os casos, disponibilizar diferentes opções de atendimento no momento em que o cliente está comprando pode ser o diferencial da página de produto.
#teamemarket
eMarket Digital Sales é uma empresa de varejo online, especializada na análise, implantação, gestão e operação de lojas virtuais.
Nota: este post foi publicado originalmente em http://emarketdigitalsales.com.br/7-dicas-para-diferenciar-sua-pagina-de-produto/
Até a próxima!
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