Este post é uma leitura obrigatória para aqueles que atuam com marketing digital nas redes sociais.
Fase 1: Exposição
Todos os funis de marketing começam com a consciência, já que você não pode fazer nada até que os consumidores se tornem conscientes da sua marca. A mídia social cria esta consciência e aproveita o poder do boca-a-boca, o qual é muito mais eficaz do que a publicidade tradicional. Conseguir que os usuários compartilhem seu conteúdo traz legitimidade. Resultados de pesquisa também ajudam a compartilhar seu conteúdo. Por isso, sua estratégia de exposição deve ser constituída por:
- SEO (otimização), para ser encontrado na busca orgânica
- Marketing de conteúdo, para criar um conteúdo interessante de compartilhar
- Construção de comunidades/páginas, que faz parte das ações de “olho no olho” com o consumidor
Acrescente um pouco de publicidade digital tradicional através de banners e CPC e você terá o início de um grande funil.
Obviamente, analisar o seu sucesso através destas tarefas será importante para o KPI final (key performance indicators), o qual atua como métrica para monitorar suas ações.
Fase 2: Descoberta
Uma vez que você conseguiu atrair seu público-alvo, o desafio será mantê-los e fazê-los voltar.
Agentes de recomendação são particularmente bons em ajudar os visitantes a descobrir produtos adequados. A Amazon é, provavelmente, o avô de tudo isso. Sua ferramenta foi pioneira em mostrar produtos comprados por pessoas que compraram o produto que você está visualizando – o famoso “quem comprou este produto também comprou…”. O Netflix tem uma ferramenta de recomendação diferente, que encontra filmes com base na classificação/similaridade dos filmes que você já assistiu.
Os visitantes que se inscreveram na sua newsletter oferecem oportunidades adicionais para serem alcançados, uma vez que eles deixaram o seu site, mas pediram para continuar em contato com você disponibilizando o e-mail como forma de contato. Utilize este meio como forma de engajamento e peça para eles recomendarem produtos e compartilharem.
Fase 3: Consideração
A Salesforce.com estima que os consumidores estão a 75% do caminho de tomar a decisão de comprar a sua marca antes mesmo de visitar sua loja ou ver seu produto. Assim , é fundamental que seu site seja amigável, que não tenha problemas e que você use estratégias de influência de forma eficaz em todo o site.
Fase 4: Conversão
Fazer a venda. Deixe que os milhares de cliques sejam feitos no seu site fora do processo de venda. Neste passo, somente peça informações críticas para a conclusão da transação. Lembre-se, este é um fim importante, portanto, não irrite o cliente pedindo informações que não sejam relevantes para a efetivação da venda. Uma vez que alguém está pronto para comprar, deixe-o consumar o negócio. Depois você poderá obter mais informações, entrando em contato com o já cliente.
Como todo bom vendedor, peça para que este novos clientes compartilhem sua compra nas redes sociais. Por exemplo, o Groupon (em alguns países) oferece o reembolso da sua compra, se três amigos seus compram o mesmo produto. Isso é um grande incentivo para o compartilhamento.
Fase 5: Relacionamento com o Cliente
O relacionamento é visto como o objetivo posterior a todas as transações. Mas alguns clientes realmente não querem um relacionamento com você. Então, respeite a vontade do seu cliente. Pense no que você pode fazer para agregar valor na relação versus ser um incômodo para seus clientes.
E depois?
Retenção (Pós-venda, ou seja, pós-funil)
Você, obviamente, quer manter os clientes, já que é 5 vezes mais caro reconquistar um cliente perdido, ou melhor, que deixou o seu funil de marketing digital. Mais uma vez, fornecer valor para os clientes os manterá com você. Irritá-los com constantes e-mails irrelevantes e Spams não é uma boa maneira de oferecer valor.
Monitoramento
Otimizar o seu funil de marketing digital significa avaliar o seu sucesso em trazer mais pessoas para o seu funil, levando mais gente para o último passo e assegurando que permaneçam com você. Assim, invista em métricas que identifiquem possíveis problemas no seu funil de marketing digital, para solucioná-los.
Até a próxima!
Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br.
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Nota: este texto é uma adaptação do seu original em inglês, de Angela Hausman, PhD, em 07 outubro de 2013. Artigo original: http://goo.gl/bt25FO