Até onde a inteligência artificial pode ir
na área da saúde? Nos Estados Unidos, foi viralizado o relato de uma mãe que só conseguiu diagnosticar a doença rara de seu filho, um tipo de má–formação congênita, com o apoio do ChatGPT e de um grupo no Facebook.Antes disso, o filho de Courtney passou por 17 médicos e outros profissionais de saúde, como dentistas, sem sucesso, ao longo de 3 anos.
Ao longo dos anos, a criança apresentou dores de cabeça, cansaço constante, mudanças de personalidade, acessos de raiva e arrastava o pé esquerdo quando caminhava. Além disso, sofria com problemas de crescimento.
Após as consultas com os especialistas, Alex recebeu diagnósticos dos mais variados tipos, como bruxismo e má-formação de Arnold-Chiari. Inclusive, um pediatra classificou as alterações relatadas com os efeitos psicossociais impostos pela pandemia da Covid-19.
Segundo Courtney, o ChatGPT sugeriu como diagnóstico a síndrome da medula presa, também conhecida como a síndrome da medula ancorada. O interessante é que a doença se intensifica conforme a criança cresce, o que explicava o fato de os sintomas do filho estarem piorando.
Após o suposto diagnóstico do ChatGPT, a mãe buscou mais informações sobre a doença rara na internet e encontrou um grupo no Facebook composto por famílias que tinham crianças com essa mesma questão de saúde. Lendo as histórias postadas, Courtney descobriu que a maioria dos pacientes sofriam por não conseguir diagnósticos imediatos da condição.
Munida de novas informações, a criança passou por uma nova consulta com um neurocirurgião — este médico não estava na lista dos anteriormente consultados. Após examinar os exames de ressonância magnética, o médico apontou para o problema da espinha bífida e confirmou o diagnóstico de síndrome da medula ancorada.
Passada essa longa jornada de muitos erros até descobrir o nome e o tratamento específico para a sua doença, o menino foi finalmente operado e se recupera bem do procedimento.
Quer traçar uma estratégia assertiva para elevar o marketing digital da sua empresa?
Conte com a gente! contato@awdigital.com.br
Com informações do site Canaltech