Sabemos que
atualmente as pessoas estão sempre atarefadas, com o dia bastante corrido e por
isso acabam tendo que escolher tarefas a serem feitas por prioridade.
A mesma lógica
acontece com os e-mails que elas recebem em suas caixas. São diversas
mensagens, de muitas pessoas e empresas tentando contato para apresentar algum produto ou serviço, solicitar um tempo para agendar reuniões, disputando a atenção do executivo.
acontece com os e-mails que elas recebem em suas caixas. São diversas
mensagens, de muitas pessoas e empresas tentando contato para apresentar algum produto ou serviço, solicitar um tempo para agendar reuniões, disputando a atenção do executivo.
Mas como
conseguir se destacar no meio de tantas mensagens e fazer com que o prospect
identifique o seu e-mail como importante e prioritário na fila de leitura, ou
ainda, que ele não seja escolhido para ir direto para a lixeira sem ser aberto?
A ferramenta de
e-mails Yesware fez uma análise em 116.000 e-mails enviados entre 2015 e 2016 e
chegou a várias conclusões úteis para nossas mensagens.
e-mails Yesware fez uma análise em 116.000 e-mails enviados entre 2015 e 2016 e
chegou a várias conclusões úteis para nossas mensagens.
Títulos com
poucas palavras tem uma taxa de abertura maior do que títulos longos.
poucas palavras tem uma taxa de abertura maior do que títulos longos.
Já se foi a
época em que colocar perguntas nos títulos era uma boa técnica para aumentar a
taxa de abertura. Outra tática inútil atualmente é escrever “Tenho uma dúvida”
também não desperta mais a curiosidade das pessoas para abrirem seu e-mail.
época em que colocar perguntas nos títulos era uma boa técnica para aumentar a
taxa de abertura. Outra tática inútil atualmente é escrever “Tenho uma dúvida”
também não desperta mais a curiosidade das pessoas para abrirem seu e-mail.
Exclamação no
título também é outra péssima estratégia, isto porque além de parecer um e-mail
padrão, o fato de ter a exclamação aciona a “luz amarela” dos filtros anti-spam
dos servidores de e-mail e é bem provável que sua mensagem nem mesmo chegue na
caixa de entrada do cliente.
título também é outra péssima estratégia, isto porque além de parecer um e-mail
padrão, o fato de ter a exclamação aciona a “luz amarela” dos filtros anti-spam
dos servidores de e-mail e é bem provável que sua mensagem nem mesmo chegue na
caixa de entrada do cliente.
Indicações de
“Fwd:” (foward) e “Re:” (reply) aumentam exponencialmente a probabilidade de
abertura da mensagem pois o interlocutor sabe que a mensagem é referente a uma
conversa já existente. Mas não vale inserir estas siglas só para enganar o
prospect para que ele abra a mensagem pois quando abrir e notar que não se
trata de uma conversa já iniciada anteriormente, ele passará a ter uma imagem
negativa de você e da empresa por se sentir enganado.
“Fwd:” (foward) e “Re:” (reply) aumentam exponencialmente a probabilidade de
abertura da mensagem pois o interlocutor sabe que a mensagem é referente a uma
conversa já existente. Mas não vale inserir estas siglas só para enganar o
prospect para que ele abra a mensagem pois quando abrir e notar que não se
trata de uma conversa já iniciada anteriormente, ele passará a ter uma imagem
negativa de você e da empresa por se sentir enganado.
O estudo também mostrou
que a taxa de abertura de e-mails encaminhados “Fwd” cai drasticamente quando
são recebidos no celular. No desktop a taxa de abertura é de 48,8%, já a taxa
no celular cai para 12,4%.
que a taxa de abertura de e-mails encaminhados “Fwd” cai drasticamente quando
são recebidos no celular. No desktop a taxa de abertura é de 48,8%, já a taxa
no celular cai para 12,4%.
Números são bons
aliados para melhorar a taxa de abertura. Mostre resultado de algum case real, ex: “Como aumentamos 10% as
vendas no e-commerce XYZ” ou “Podemos aumentar 15% seus leads via formulário”,
ou “Entenda como reduzir 20% seu custo de aquisição de clientes”.
aliados para melhorar a taxa de abertura. Mostre resultado de algum case real, ex: “Como aumentamos 10% as
vendas no e-commerce XYZ” ou “Podemos aumentar 15% seus leads via formulário”,
ou “Entenda como reduzir 20% seu custo de aquisição de clientes”.
Ninguém está
desesperado para assistir ao seu webinar, então o convite no título do e-mail
não irá sensibilizar o prospect pois hoje em dia recebemos dezenas de convites
para webinars.
desesperado para assistir ao seu webinar, então o convite no título do e-mail
não irá sensibilizar o prospect pois hoje em dia recebemos dezenas de convites
para webinars.
O título com maior índice de abertura
foi aquele com as primeiras letras maiúsculas das palavras (igual já é indicado
a ser feito em anúncios no Google Ads), ex: “Agendamento de Reunião
de Apresentação de Software”.
foi aquele com as primeiras letras maiúsculas das palavras (igual já é indicado
a ser feito em anúncios no Google Ads), ex: “Agendamento de Reunião
de Apresentação de Software”.
Outra dica
interessante é de quando for enviar e-mail para mais de um destinatário, ao colocar apenas 1 e-mail no campo destinatário e os demais no campo de cópia, a
chance de abertura e resposta é maior do que se colocar todos os e-mails no
campo de destinatário. Isto acontece pelo fato de que quando todos estão no
mesmo campo, ninguém assume a frente para responder a mensagem e assumir o
assunto. O e-mail fica “sem dono”.
interessante é de quando for enviar e-mail para mais de um destinatário, ao colocar apenas 1 e-mail no campo destinatário e os demais no campo de cópia, a
chance de abertura e resposta é maior do que se colocar todos os e-mails no
campo de destinatário. Isto acontece pelo fato de que quando todos estão no
mesmo campo, ninguém assume a frente para responder a mensagem e assumir o
assunto. O e-mail fica “sem dono”.
Atualmente
existem diversas ferramentas para auxiliar no gerenciamento de prospecções via
e-mail como Yesware, HubSpot, MailTrack, Tout e Tellwise.
existem diversas ferramentas para auxiliar no gerenciamento de prospecções via
e-mail como Yesware, HubSpot, MailTrack, Tout e Tellwise.
Todos estes
contam com versões gratuitas (alguns por alguns dias de teste) e versões pagas,
com mais recursos.
contam com versões gratuitas (alguns por alguns dias de teste) e versões pagas,
com mais recursos.
Algumas funções
comuns a quase todos eles são alertas quando o destinatário recebe e abre o
e-mail (a ferramenta registra quantas vezes o e-mail foi aberto, os horários e
até a cidade onde o destinatário estava quando abriu o e-mail), alerta quando
algum arquivo anexo é visualizado e agendamento de envio de mensagens para
horário futuro.
comuns a quase todos eles são alertas quando o destinatário recebe e abre o
e-mail (a ferramenta registra quantas vezes o e-mail foi aberto, os horários e
até a cidade onde o destinatário estava quando abriu o e-mail), alerta quando
algum arquivo anexo é visualizado e agendamento de envio de mensagens para
horário futuro.
Como tudo isto,
lembre-se de sempre definir o título de seus e-mails de prospecção com atenção
fazer testes com diferentes títulos até descobrir qual estilo chama mais a
atenção de seus prospects.
lembre-se de sempre definir o título de seus e-mails de prospecção com atenção
fazer testes com diferentes títulos até descobrir qual estilo chama mais a
atenção de seus prospects.
Boas vendas!
Se você precisar
de um bom planejamento e estratégia para envio de e-mails de prospecção e e-mails
marketing ou newsletter na sua empresa, entre em contato conosco! contato@awdigital.com.br
de um bom planejamento e estratégia para envio de e-mails de prospecção e e-mails
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