A evolução do comércio eletrônico brasileiro não é mais surpresa. Há cinco anos o mercado cresce entre 25% e 30% ao ano. A previsão para 2013 é de uma movimentação total de R$ 28 bilhões, o que representa um crescimento de 25% em relação a 2012.
Segundo o relatório Web Shoppers, o ticket médio é de aproximadamente de R$ 350,00 e as cinco principais categorias são:
- Moda e Acessórios: 13,7%
- Eletrodomésticos: 12,3%
- Saúde, beleza e medicamentos: 12,2%
- Informática: 9,0%
- Livros / Assinaturas Revistas: 8,9%
Apesar destes dados interessantes, segundo a Ecommerce School, apenas 30% das lojas virtuais brasileiras estão ativas. Ou seja, do total de 23 mil lojas existentes, apenas 6.900 estão em operação e realizam pelo menos dez vendas por mês.
Assim, antes de montar uma loja virtual, é necessário o mínimo de planejamento. Existem plataformas ao custo mensal de R$ 50,00 ou R$ 100,00. Muito bom, certo? Nem sempre, pois você deve tomar cuidado com outras variáveis, como:
- Sistema de gestão empresarial
- Controle de estoque
- Meio de pagamento
- Sistema anti-fraude
- Embalagem
- Entrega e logística reversa
- Apresentação visual dos produtos (fotografia)
- Conteúdo das páginas de produto
- Plano de marketing digital (clique aqui e saiba mais)
- Canais de venda
- Código de Defesa do Consumidor
Então, atente-se para estes 11 pontos importantes, além de escolha da plataforma da loja virtual. Coloque tudo no papel, descrevendo cada item. Estabeleça processos e tenha definido um investimento mínimo e tempo esperado de retorno. Com isto em mãos, você estará entre os 30% de lojas ativas.
Até a próxima!
Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br