4 pontos que você precisa saber antes de iniciar um e-commerce

  Você sabia que, segundo o SEBRAE, 60% das empresas online fecham no primeiro ano?  Na maioria das vezes, a falta de planejamento é um dos principais fatores que podem impossibilitar um negócio de ir adiante.  

Isso acontece porque a maior parte de novos empreendedores de lojas virtuais, na pressa de iniciar a venda, pulam etapas muito importantes para o sucesso e estabilidade da loja. 

Por isso, é importante pensar em alguns pontos que fazem grande diferença no negócio. 

 

1. Panorama de vendas online do segmento 

Muitos lojistas iniciam suas vendas, mas, não tem a mínima ideia do mercado em que irão atuar. 

Veja bem, não que seja necessário saber na ponta do lápis os números, mas é muito importante que seja feito um levantamento para saber de tendências, quais produtos do seu segmento tem maior destaque e os que tem mais procura no mercado. Lembre-se: você é um empreendedor que precisa disponibilizar o que está em alta e não seguir sua intuição e gostos. Estamos falando aqui de estratégias. 

 

2. Perfil dos Compradores 

Esse ponto está atrelado ao item anterior. Você precisa saber qual é o seu público. Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu planejamento. Afinal, sem clientes não há negócios e vendas. Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Você pode identificar essas soluções se conhecê-los melhor. Para isso, estabeleça perguntas como: 

Qual a faixa etária? 

Na maioria são homens ou mulheres? 

Qual é o seu trabalho? 

Quanto ganham? 

Tem costume de comprar pela internet? 

Qual a região que se concentram? Onde moram? Região Sudeste, por exemplo. 

 

3. Principais Concorrentes 

Uma das melhores fontes de conhecimento para você poder aprender lições importantes é observar como a concorrência atua. Procure identificar quem são seus principais concorrentes. A partir daí, faça uma pesquisa e examine suas boas práticas e deficiências. 

Lembre-se de que concorrentes são lojas virtuais que atuam no mesmo segmento que você escolheu para atuar. 

Avaliar pontos fortes e fracos como: 

Preço; 

Formas de pagamento; 

Tipo de entrega; 

Valores de Frete; 

Atendimento Prestado; 

Garantias e devoluções; 

Diferenciais. 

 

4. Promoção 

Mediante análise de concorrentes e seu valor de investimento para promover seu negócio, defina quando, onde e quais os melhores canais para você passar adiante. De forma efetiva, as mensagens de marketing da sua loja para seu público-alvo. Por exemplo: 

Google Ads; 

Facebook e Instagram Ads; 

Envio de e-mail marketing periódico; 

Parcerias com Blogs e Influenciadores. 

 

Se você tem ou pretende abrir um e-commerce, nós podemos te ajudar! 

A nossa equipe está preparada para traçar uma estratégia assertiva e aprimorar o marketing digital da sua empresa. 

 

Fale conosco!contato@awdigital.com.br 

*Com informações do site Escola de E-Commerce 

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