Você sabia que, segundo o SEBRAE, 60% das empresas online fecham no primeiro ano? Na maioria das vezes, a falta de planejamento é um dos principais fatores que podem impossibilitar um negócio de ir adiante.
Isso acontece porque a maior parte de novos empreendedores de lojas virtuais, na pressa de iniciar a venda, pulam etapas muito importantes para o sucesso e estabilidade da loja.
Por isso, é importante pensar em alguns pontos que fazem grande diferença no negócio.
1. Panorama de vendas online do segmento
Muitos lojistas iniciam suas vendas, mas, não tem a mínima ideia do mercado em que irão atuar.
Veja bem, não que seja necessário saber na ponta do lápis os números, mas é muito importante que seja feito um levantamento para saber de tendências, quais produtos do seu segmento tem maior destaque e os que tem mais procura no mercado. Lembre-se: você é um empreendedor que precisa disponibilizar o que está em alta e não seguir sua intuição e gostos. Estamos falando aqui de estratégias.
2. Perfil dos Compradores
Esse ponto está atrelado ao item anterior. Você precisa saber qual é o seu público. Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu planejamento. Afinal, sem clientes não há negócios e vendas. Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Você pode identificar essas soluções se conhecê-los melhor. Para isso, estabeleça perguntas como:
Qual a faixa etária?
Na maioria são homens ou mulheres?
Qual é o seu trabalho?
Quanto ganham?
Tem costume de comprar pela internet?
Qual a região que se concentram? Onde moram? Região Sudeste, por exemplo.
3. Principais Concorrentes
Uma das melhores fontes de conhecimento para você poder aprender lições importantes é observar como a concorrência atua. Procure identificar quem são seus principais concorrentes. A partir daí, faça uma pesquisa e examine suas boas práticas e deficiências.
Lembre-se de que concorrentes são lojas virtuais que atuam no mesmo segmento que você escolheu para atuar.
Avaliar pontos fortes e fracos como:
Preço;
Formas de pagamento;
Tipo de entrega;
Valores de Frete;
Atendimento Prestado;
Garantias e devoluções;
Diferenciais.
4. Promoção
Mediante análise de concorrentes e seu valor de investimento para promover seu negócio, defina quando, onde e quais os melhores canais para você passar adiante. De forma efetiva, as mensagens de marketing da sua loja para seu público-alvo. Por exemplo:
Google Ads;
Facebook e Instagram Ads;
Envio de e-mail marketing periódico;
Parcerias com Blogs e Influenciadores.
Se você tem ou pretende abrir um e-commerce, nós podemos te ajudar!
A nossa equipe está preparada para traçar uma estratégia assertiva e aprimorar o marketing digital da sua empresa.
Fale conosco! contato@awdigital.com.br
*Com informações do site Escola de E-Commerce