Acredito que atualmente no mundo corporativo, a grande maioria das pessoas já tenha ouvido falar ou mesmo já tiveram contato com o Google Analytics. Porém, não conhecem bem a ferramenta ou mesmo não entendem o que ela pode fazer em prol do website.
O Google Analytics é uma ótima ferramenta (existem outras) para monitorar os acessos do seu website. Ele fornece centenas de informações relevantes, tais como quantas pessoas acessaram o site, quais as páginas mais visitadas, de qual parte do país ou do mundo vem a audiência do site, quais palavras-chave estão atraindo mais fluxo, qual o tempo de permanência destas pessoas no site, se o acesso veio de um computador convencional ou de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) inclusive a marca e modelo do dispositivo!
Para aqueles que tem loja virtual, o Google Analytics fornece dados sobre as vendas feitas pelo site, ticket médio das transações, ranking de produtos mais vendidos, quais mídias estão gerando mais vendas, taxa de conversão do site, entre outras informações.
Ele também é uma ferramenta fundamental para o trabalho de otimização (SEO) nos websites. Veja aqui a importância da otimização em websites.
Veja abaixo uma imagem do Google Analytics: