Conseguir aumentar as conversões de um e-commerce não é uma tarefa fácil, ainda mais em uma era onde diversos players estão nascendo e se desenvolvendo tão rápido dentro do mercado.
O e-commerce ganhou lugar de ainda mais destaque com o início da pandemia da Covid-19 – tendo em vista o distanciamento social causado pela doença, o que fez com que cada vez mais pessoas passassem a comprar online.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas do comércio eletrônico cresceram em 68% no ano passado quando comparadas com 2019, pois trata-se de um estilo de comércio 100% online.
Esse estilo de negócio tem sido adotado por milhares de marcas e empreendedores devido à grande acessibilidade na hora de resolver problemas e de oferecer seu produto ou serviço aos clientes.
Por isso, hoje resolvemos trazer algumas das principais estratégias de marketing digital para te ajudar a aumentar o número de conversão dentro do seu ecommerce, ou seja, transformar os seus seguidores em clientes ativos.
REDES SOCIAIS: conecte-se com o seu público
A sua persona deve ser capaz de se conectar fortemente com o seu público a fim de atrair o maior número possível de leads qualificados para o seu funil de vendas.
Há milhões de brasileiros conectados nas mais diversas redes sociais todos os dias, claro, mas não é só isso: o forte crescimento do e-commerce também se dá pelas compras feitas dentro dos aplicativos.
Facebook e Instagram, por exemplo, estão se tornando redes cada vez mais voltadas para a comercialização de produtos, com seções 100% dedicadas ao comércio eletrônico, como o Instagram Shopping.
Uma ótima maneira de promover o seu varejo para o grande público nas redes sociais é via parcerias com grandes influenciadores, os chamados “mimos”. Envie seus produtos como brindes, cortesias, sem cobrar absolutamente nada deles – ou então fomente colaborações pagas, que poderão gerar retornos ainda mais significativos.
Inevitavelmente, muitos deles irão pelo menos mencionar o que receberam, enquanto alguns poderão até mesmo fazer elogios sobre os recebidos – passando credibilidade e segurança para milhares (ou até milhões) de pessoas que os acompanham.
Por isso, construir relacionamentos com o seu público é extremamente importante para qualquer estratégia dentro do marketing digital, pois são eles que irão gerar vínculos entre empresas e clientes para que eles permaneçam ativos junto a sua marca.
Crie campanhas eficazes e com altos índices de conversão
Os anúncios pagos nada mais são do que campanhas criadas pela sua marca dentro de alguma plataforma digital.
Nas quais por meio de um valor investido, essa campanha é divulgada para o maior número de usuários dentro daquela rede.
Você pode criar um anúncio divulgando a nova coleção de roupas da sua marca, por exemplo, e pagar para que o Twitter Ads entregue este anúncio para o seu público-alvo presente dentro da plataforma.
Além de ser um tipo de estratégia que não exige uma fortuna por parte da empresa, ela desempenha um ótimo papel e traz ainda mais clientes para a sua loja, algo que talvez você conseguiria alcançar tão rápido através de uma estratégia orgânica.
Invista no pós-venda
Muitos empreendedores acham que depois de uma venda, já não é mais necessário continuar se relacionando com aquele clientes, pois ele já teve o que queria, o seu lucro por meio da compra dele.
Porém, este é um conceito que vem se desfazendo com o tempo, pois como mencionamos anteriormente, os relacionamentos entre a empresa e o cliente são essenciais para que ele continue comprando da sua marca.
Tanto que estratégias como o inbound marketing foram criadas para defender essa comunicação pós-venda, que garante a fidelização dos clientes, para que ele continue comprando de você e indicando o seu negócio para outras pessoas.
Exponha os feedbacks de outros clientes
Quando alguém decide comprar algo, é completamente normal que ela procure avaliações e opiniões de outras pessoas que já usaram aquele determinado produto ou receberam aquele serviço para realmente saberem se vale a pena fazer a compra.
Portanto, quando a própria marca já
se preocupa em fazer isso, o cliente se sente mais confiante na ação da compra.
Em outras palavras, isso gera ainda mais credibilidade da marca perante esses possíveis clientes.
Por isso, poste nas redes sociais ou até mesmo no site da sua loja, os feedbacks dos seus clientes e o que eles têm a dizer sobre seu produto ou serviço.
Assim, você garante uma melhor imagem da sua marca e mais clientes para vendas.
Produza conteúdos de qualidade
Por fim, mas de forma alguma menos importante, invista em conteúdos de qualidade para atrair novos clientes e provar que você sabe exatamente sobre o que está falando e que a sua marca é profissional no assunto.
Por exemplo, se o seu rótulo for um e-book sobre como anunciar no Google Ads, você pode produzir artigos, vídeos e publicações que ensinam algo sobre este tema aos seus seguidores.
Dessa maneira, você gera uma autoridade maior no seu nicho e os seus clientes o verão como referência nesta área, o que aumenta as chances de compra.
Com essas estratégias, você consegue aumentar o seu número de conversação e adquiri outros benefícios, como:
Maior alcance;
Audiência fiel;
Fidelização de leads;
Relacionamento com os clientes;
Leads qualificados;
Segmentação de público-alvo.
Portanto, tudo isso para te mostrar que o marketing digital consegue te ajudar a alavancar seus resultados e alcançar grandes números por meio da internet.