Já vimos em posts anteriores que o Google leva diversos fatores em consideração quando posiciona os websites em sua busca. Como neste post onde falamos do funcionamento da busca orgânica e neste outro sobre URLs amigáveis.
Hoje falaremos especificamente sobre a URL (domínio) do seu site.
Ao escolher o domínio de um website, na maioria dos casos pensamos logo em colocar apenas o nome da empresa, certo? Por exemplo: www.minhaempresa.com.br.
Mas nem sempre o nome da sua empresa diz diretamente o que ela faz, o produto ou serviço que vende e então podemos perder uma boa oportunidade de sermos encontrados e melhor posicionados pelo Google quando um usuário fizer uma busca por seu produto ou serviço. Afinal, ele buscou por um produto/serviço e não pelo nome da sua empresa.
Quando isto acontece, nossa sugestão é de que você tente unir o nome da empresa ao tipo de produto/serviço comercializado ou ainda utilizar somente o produto/serviço vendido (se isto não for um problema para a empresa). Se a opção de utilizar apenas o produto/serviço no domínio foi inviável para o seu site principal, há também a possibilidade da criação de um site institucional (com o domínio igual ao nome da empresa) e um site separado apenas com os produtos/serviços oferecidos e assim pode-se utilizar o domínio exato do produto/serviço.
Se pesquisarmos no Google lojas que vendam “camisas importadas”, com certeza aqueles sites que mencionam tal produto no domínio tem maior chance de aparecer melhor posicionado na busca do que aquelas que apenas mencionam o nome da empresa ou não ligam o nome da empresa ao produto.
Exemplo:
No caso acima, notamos que o site que leva apenas o nome da empresa e não faz referência ao produto vendido em seu domínio/URL está na 5ª posição da busca enquanto aqueles que mencionam o termo no domínio estão em 1ª e 2ª posições da primeira página de busca!
Um outro exemplo seria no segmento imobiliário, onde as construtoras podem criar seu site institucional e com apenas o nome em seu domínio e criar outros websites específicos para cada empreendimento construído, podendo unir o nome do empreendimento com a característica principal que queiram aparecer na busca.
Suponhamos que a construtora chama-se Construtora São Paulo e estão construindo um apartamento de 3 quartos no Morumbi que chama-se Viva Bem.
O site institucional poderia ser www.constutorasaopaulo.com.br e o domínio do site do empreendimento poderia ser www.vivabem3quartosmorumbi.com.br ou www.apto3quartosmorumbivivabem.com.br ou qualquer outra combinação que a equipe de marketing julgue oportuno.
Assim, têm-se o nome do empreendimento ligado às características principais que a construtora deseja ressaltar e ficar bem posicionada nas buscas.
Outra sugestão ao escolher e criar um domínio é que evite-se o uso de hífen para separar as palavras, por exemplo: www.viva-bem-3-quartos-morumbi.com.br . Isto não é recomendado para o domínio, mas para as páginas internas do site sim pois são coisas distintas.
Quando se cria um sub-domínio o Google entende aquilo como um novo domínio e então seu site principal (mais antigo) não irá transferir autoridade nem relevância para posicionar melhor este novo site com sub-domínio.
Para quem não está familiarizado com o termo sub-domínio, um exemplo seria: www.vivabem.construtorasaopaulo.com.br ou seja, é um site agregado ao website/domínio principal.
Outra dica na escolhe do domínio, mas que gera controvérsias entre os técnicos de otimização, é da utilização das extensões mais convencionais como: .com, .com.br, .net.
Alguns profissionais de SEO julgam que este é um fator relevante para o posicionamento do website nas buscas e outros não defendem esta linha uma vez que entendem que o Google irá priorizar realmente o domínio do website e não sua extensão.
Bom, aí você deve estar pensando: “Certo, vou buscar algumas referências, definir as palavras-chave pelas quais desejo ser encontrado no Google, estudar o assunto, mas como vou saber se o domínio estará disponível ou não para compra?”
Aí segue nossa última dica de hoje! Você pode pesquisar a disponibilidade do domínio através do site www.registro.br. Lá você pode digitar todos os domínios que pensou e a ferramenta irá lhe dizer se está disponível ou não para compra.
Deste modo, é extremamente importante dedicar tempo e estudos ao escolher o domínio do seu novo website para que este fique bem posicionado de acordo com seus produtos ou serviços oferecidos.
Até a próxima!
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Autor: Arthur Freire