No post de hoje vamos falar sobre “Correspondências de Palavra-Chave” no Google AdWords, definição e utilização.
Dividimos as palavras-chave em 03 correspondências: Ampla, De Frase e Exata. As correspondências são utilizadas para restringir ou aumentar a amplitude das buscas e de exibição dos anúncios.
Correspondência Ampla: As palavras-chave de “Correspondência Ampla” são palavras que aparecem em qualquer local do termo de pesquisa do usuário, incluindo variações, por exemplo: Se sua empresa comercializa potes e baldes plásticos e você definir a uma palavra-chave ampla como potes plásticos sempre que este termo aparecer em alguma frase de pesquisa, junto ou separado ou até alguma variação deste termo (não digo sinônimos) seu anúncio poderá ser ativado. Exemplos de termos de busca:
:: Potes plásticos para sorvete
:: Potes para colocar brinquedos de plástico
:: Como derreter um plástico para fazer um pote?
Note que dos 3 termos pesquisados, apenas um deles realmente é de um usuário que lhe interessa, ou seja, precisamos ter bastante cuidado para escolher palavras-chave de correspondência Ampla para não atrairmos organizadores de brinquedos ou possíveis artesãos. ☺
Em alguns casos, junto com a definição das palavras-chave de “Correspondência Ampla” temos também que definir palavras-chave negativas para filtrar os cliques e os acessos indesejados ao site (veremos um post sobre palavras-chave negativas neste Blog).
Quanto mais ampla for a palavra-chave, maior a chance de atrair tráfego para o seu website – não necessariamente tráfego qualificado.
Correspondência De Frase: As palavras-chave com “Correspondência De Frase” vem sempre entre aspas, por exemplo: “potes de plástico”.
O termo de pesquisa ou frase precisa conter as mesmas palavras em sequência (não necessariamente na mesma ordem) da palavra-chave definida no Google AdWords para ativar seu anúncio, por exemplo:
:: Potes de plástico para sorvete
:: Plástico pote de para sorvete
:: Como colocar sorvete em potes de plástico
:: Potes plástico para sorvete (sequência de palavras não é igual ao termo. Não ativará o anúncio)
:: Potes e tampas de plástico (sequencia das palavras foi quebrada. Não ativará o anúncio)
Assim, podemos ver que a “Correspondência De Frase” de palavras-chave restringe um pouco as buscas e, consequentemente, qualifica um pouco mais os acessos ao seu website pois seu anúncio será ativado apenas quando o termo correto for digitado dentro da frase.
Correspondência Exata: A “Correspondência Exata” das palavras-chave acontece quando a palavra-chave que definimos na conta do Google AdWords vem entre colchetes, por exemplo [potes para sorvete].
Este caso significa que o termo deverá vir sozinho na busca do usuário, ser escrito exatamente da mesma forma e com a mesma sequência de palavras.
Por exemplo:
:: Potes para sorvete (termo de busca exatamente igual a palavra-chave, o anúncio será ativado)
:: Potes para sorvetes (sorvetes no plural, não ativará o anúncio)
:: Pote para sorvete (pote no singular, não ativará o anúncio)
:: Onde comprar potes para sorvete (há outros termos na pesquisa, não ativará o anúncio)
Neste caso, podemos entender que a busca será extremamente segmentada, ativando seus anúncios apenas para as pessoas que digitarem exatamente o termo que você julga relevante para gerar uma conversão no seu site (entenda aqui sobre conversões).
As correspondências podem ser definidas nas configurações das palavras-chave. Neste post você poderá conhecer algumas ações básicas para montar uma boa campanha no Google AdWords.
Importante lembrar o Google não diferencia letras maiúsculas e minúsculas, independente da correspondência da palavra-chave.
Espero que este post tenha contribuído para o entendimento das correspondências de palavras-chave e que a partir de agora você consiga tirar mais proveito deste recurso.
Até a próxima!
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