Por esse motivo, é fundamental que as empresas criem conteúdos estratégicos para ter um bom posicionamento e assim, aumentem resultados como o número dele leads gerados mensalmente.
Neste artigo você vai aprender um pouco mais sobre o que é SEO e como esta estratégia pode ser
utilizada nos seus conteúdos na web.
O que é SEO e como ele funciona?
SEO é uma abreviação para Search Engine Optimization. Quando traduzimos para o português temos o termo: Otimização para Mecanismo de Busca.
O SEO possui um conjunto de técnicas que têm como objetivo principal o bom posicionamento de links nos principais buscadores como o Google, Yahoo e Bing.
Esse posicionamento pode ser feito através da otimização de textos e conteúdos que compõem um site. A fim de que haja uma relevância e um destaque quando comparado aos concorrentes.
Imagine que você produziu um texto sobre clareamento dental e ao notar a importância de um bom posicionamento, decidiu aplicar as técnicas de SEO no conteúdo.
Quando um usuário pesquisar frases como “clareamento dental preco”, certamente o seu artigo irá aparecer entre os primeiros links oferecidos.
Esse ranqueamento acontece através de uma avaliação dos próprios algoritmos dos buscadores, ou seja, há uma filtragem de todos os conteúdos daquele assunto e quando melhor a sua estruturação, maior a sua posição.
Confira a diante as principais estratégias que irão te auxiliar na produção de conteúdos para a web por meio do SEO. Vamos lá?
Neste link falamos sobre como funciona o SEO.
Utilização de boas palavras-chave
As palavras-chave são aqueles termos que conversam com o problema abordado pelo conteúdo em questão.
Contudo, o mais recomendado é que as palavras-chave não sejam definidas de forma aleatória. É preciso realizar um estudo sobre os termos mais procurados pelo seu público e adicioná-los nas listas de palavras-chave e suas variações.
Dê preferência para as Long Tail. Isso porque elas são as menos utilizadas e consequentemente, irão te ajudar a ter um posicionamento mais rápido e eficaz.
Vamos supor que uma clínica odontológica decidiu criar um blog e deseja fazer uso das palavras-chave.
Ao fazer um estudo sobre os termos mais pesquisados, descobriu que a long tail “tratamento de canal preco” era frequentemente utilizada pelos pacientes.
Portanto, o recomendado neste caso é que esta clínica comece a produzir conteúdos que utilizem essa palavra-chave durante o texto e também suas variáveis.
Mas cuidado, não basta apenas colocar essas palavras espalhadas pelo conteúdo. É preciso que elas tenham algum sentido com o que está sendo dito e também, sem excessos.
Uso de uma URL inteligente
Um erro muito comum de diversos sites é a falta de personalização das URLs.
O endereço de um link é tão importante quanto o seu título e até, o conteúdo. Afinal, este é um dos primeiros dados que os algoritmos analisam ao ranquear uma determinada publicação.
Sabemos que algumas plataformas criam automaticamente, uma URL. Contudo, é preciso adaptá-la para que ela faça sentido e possua a palavra-chave principal do seu texto.
Analise as duas URLs abaixo e decida qual é a que faz mais sentido para um texto sobre aparelho invisivel:
www.dominio.com.br/fv-8854
ou
www.dominio.com.br/blog/vantagens-do-aparelho-invisivel
Certamente, a segunda opção tem mais haver, não é mesmo?
Além de ser confuso para que os seus usuários entendam do que se trata o link, endereços eletrônicos automáticos faz com que o seu ranqueamento caia.
Para saber mais sobre URLs amigáveis, clique aqui.
Design simples e responsivo
É essencial que sua plataforma online disponibilize uma experiência de qualidade para todos os usuários. Independentemente do grau de instrução.
Não há nada pior do que navegar em um site que não seja fácil de mexer e tenha um mau desempenho em dispositivos móveis, não é mesmo?
Garantir que qualquer pessoa consiga ter bons resultados com o seu site independente da situação em que ela se encontra, é fundamental para que ele seja melhor ranqueado.
Procure ter um design responsivo, que se adeque a qualquer tipo de tela.
Essa estratégia além de aumentar a satisfação do leitor, faz com que a taxa de rejeição diminua.
Dessa forma, os mecanismos de busca irão interpretar que o seu site é responsivo e garante uma boa experiência.
Estruturação textual de qualidade
Além de cumprir todas as estratégias que abordamos anteriormente, é essencial que o conteúdo entregue tenha uma ótima estrutura.
Não queira criar conteúdos extensos apenas com frases clichês, parágrafos soltos e sem conexão com as palavras-chaves escolhidas.
É preciso que o seu conteúdo agregue valor ao usuário que está realizando a leitura. Otimize sua experiência através da hierarquização de informações por meio de títulos e subtítulos, tópicos e subtópicos
Essa otimização pode ser feita através do tamanho de cada tópico, ou seja, o título principal deve ser o destaque (H1), seguido pelo tópico (H2) e os subtópicos (H3) e assim sucessivamente.
O importante é que as informações estejam estruturadas de acordo com a sua relevância para que os buscadores consigam perceber que há uma preocupação a respeito da hierarquização do tema abordado.
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Não fique apenas neste conteúdo, pesquise mais sobre o assunto!
Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Clínica Ideal