Se você leu o título deste post e ficou curioso, a resposta é NÃO.
O Google anunciou que excluiu do seu algoritmo de busca e rankeamento de sites as keywords. Eu me refiro às keywords que são inseridas no site via código-fonte e não aquelas que aparecem nos textos das páginas do seu site.
Um bom texto, com qualidade e que leva conteúdo ao usuário continua extremamente relevante para o posicionamento de websites.
Muito mais do que “ler” um monte de palavras-chave amontoadas no código-fonte, o Google agora dá mais peso ao contexto e conteúdo do site, ou seja, ele prioriza o conteúdo que o usuário realmente lê.
Esta mudança no sistema do Google surgiu para evitar otimizações que visavam apenas angariar mais acessos ao site, onde pessoas inseriam um monte de palavras-chave que nada tinham a ver com o conteúdo do site apenas para trazer mais visitantes, uma vez que o site aparecia como resultado de busca para diversas termos, de diferentes assuntos ou segmentos.
Se você ficou triste com a notícia, veja pelo lado bom. As keywords são uma forma extremamente fácil para o seu concorrente identificar sua estratégia de otimização e quais palavras-chave seus estudos apontaram como importantes para um bom posicionamento. Ou seja, era um conteúdo valioso e que podia ser copiado facilmente pelo concorrente!
Com isso, a partir de agora, dê prioridade para outros fatores tais como: Conteúdo Relevante, Link Building, URLs amigáveis, Heading Tags.
Até a próxima!
Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br
Acesse nossa Company Page no LinkedIn
Autor: Arthur Freire