Essa é uma dúvida frequente para empresas que vão iniciar sua estratégia de marketing digital. É importante entender que um site e um perfil em uma rede social são canais de comunicação diferentes, independentes, mas que podem ser utilizados de maneira complementar e integrada.
Nosso Diretor, Arthur Freire explica que um site possui algumas vantagens como o acompanhamento de métricas através de ferramentas como Google Analytics.
“Lá é possível ter informações sobre o perfil dos visitantes, como eles chegaram até o site, quantos eles são, o tempo que gastam no site, quais as páginas mais visitadas.”
“Essas informações são muito importantes para que a empresa possa definir sua estratégia, divulgar seu produto ou serviço”, complementa Arthur.
A Rede Social é um ambiente diferente, que possibilita interação com os clientes. Lá eles poderão fazer comentários em suas postagens, curtir as publicações, participar compartilhando e enviando conteúdo. No perfil de sua marca, o usuário espera uma resposta rápida, pois se sente mais próximo dela. Por isso, é importante manter a atenção no gerenciamento e produção de conteúdo.
Vantagens de um Site
– Integração com outras plataformas: blog, mídias sociais, chat, e-commerce.
– Cartão de visitas da empresa: nele é possível oferecer informações detalhadas aos visitantes.
– Credibilidade: ter uma página mostra o caráter profissional de sua empresa.
– Buscas na web: com um site sua marca poderá ser encontrada quando um usuário fizer uma pesquisa nos sites de busca.
Vantagens de Perfis nas Redes Sociais
– Promovem interação e proximidade com seus clientes.
– São gratuitas: não é necessário pagar para criar um perfil em uma rede social. Mas para se manter nelas é necessário produzir conteúdo relevante ao seu público-alvo.
– Presença no dia a dia dos clientes: grande parte das pessoas acessa suas redes sociais diversas vezes ao dia. Mantendo um perfil ativo, sua marca tem a possibilidade de aparecer diversas vezes durante a rotina dos clientes.
Devo trabalhar esses recursos digitais de forma integrada?
Caso seu negócio comece a estratégia de marketing digital com o desenvolvimento de um site, isso não quer dizer que ele não deva estar presente nas redes sociais.
“Nos perfis sociais você vai interagir muito mais com seus clientes. Eles irão comentar, curtir suas publicações e você rapidamente poderá responder”, comenta Arthur Freire.
O ideal é ter um site e um perfil nas redes sociais, e então, fazer com que eles trabalhem em sinergia para extrair todos os benefícios desses canais digitais.
Precisa de uma estratégia de Marketing Digital para sua empresa?