Noplace: tudo sobre a rede social exclusiva do iPhone para a geração Z

Noplace é uma nova rede social direcionada à geração Z que promete conectar pessoas de forma mais autêntica e próxima. O aplicativo permite a expressão por meio de texto e oferece uma interface totalmente personalizável — o que lhe valeu a reputação de ser uma mistura do X (antigo Twitter) com o MySpace. Na plataforma, os usuários podem se conectar com pessoas de interesses semelhantes e compartilhar status sobre suas atividades atuais — como o nome das músicas ou filmes que estão ouvindo e assistindo, visíveis em seus perfis.

Um dos diferenciais do Noplace é a ausência de algoritmos para determinar o conteúdo mostrado aos usuários. Em vez disso, o app utiliza inteligência artificial (IA) para fazer sugestões e oferecer resumos de conteúdos que o usuário pode ter perdido. Além disso, não há publicidade na rede, as postagens são exibidas em ordem cronológica decrescente e não é possível postar fotos.

Noplace: o que é e como funciona?

Basicamente, o aplicativo funciona como um microblog onde os usuários podem se conectar com amigos, compartilhar suas atividades e pensamentos, ou encontrar pessoas com gostos similares.

De acordo com os desenvolvedores, a proposta do app é possibilitar conexões mais genuínas entre os usuários, combinando recursos de outras redes sociais, como o X (antigo Twitter) e o MySpace, para criar um espaço de interação mais livre e real na web.

No Noplace, os usuários podem personalizar completamente a aparência de seus perfis, adicionar status às suas páginas, selecionar seus top 10 amigos e explorar assuntos de interesse por meio de hashtags, chamadas de “stars” (“estrelas”, em português).

O app também permite alternar entre atualizações de pessoas próximas e conversas sobre tópicos de interesse.

Noplace: diferenças e semelhanças com outras redes sociais

O Noplace se destaca por ter uma abordagem um pouco diferente das redes sociais mais tradicionais. Ao contrário de aplicativos como Instagram e Facebook, os usuários não podem compartilhar fotos na plataforma.

Em cada perfil, há também uma área para mensagens públicas que todos podem ver — semelhante aos depoimentos do Orkut. Além disso, o feed da rede social pode ser filtrado. É possível escolher entre “todos” — para ver as postagens de todos os usuários da rede social — ou “apenas amigos” — para ver as atualizações de pessoas conhecidas. Embora o Instagram já ofereça uma funcionalidade similar, no Noplace, a organização dos feeds não é influenciada por algoritmos, conforme os desenvolvedores afirmam.

No app, também é possível distribuir curtidas e trocar mensagens privadas. Para incentivar interações, a plataforma oferece uma experiência “gameficada”. De acordo com o site da empresa, os usuários podem ganhar pontos e avançar de nível ao deixar likes, comentários e distribuir “energias positivas” na rede social.

Atualmente, o Noplace está disponível apenas para iPhone (iOS). Para usar a rede social, você deve procurar o aplicativo na App Store, fazer o download e criar um perfil na plataforma. Após baixar o app, informe seu número de telefone e crie um nome de usuário para que outras pessoas possam encontrá-lo na rede. Em seguida, selecione pelo menos três tópicos de interesse, que serão exibidos em seu perfil até que você os edite. Dessa forma, será mais fácil encontrar outras pessoas que publiquem sobre os mesmos temas. Se desejar, adicione também alguns status à sua página.

*Com informações do site TechTudo

Últimas Postagens

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM