Podemos não saber muitas coisas, mas já dizia o ditado “o importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe”.
Neste caso, não o telefone e sim o endereço do site. O site em questão é aquele que começamos a conjugar seu nome, ou aquele que “veio para ficar”, o Google.
Estive em uma palestra oferecida por um funcionário do Google no dia 20/09/16. O nome era: “Como o Google pode ajudar?”.
Porém, mais do que mostrar suas ideias, o palestrante orgulhosamente exibia dados fresquinhos para embasar aquele show de soluções que o Google tinha para as empresas.
Somos 120 milhões de pessoas com acesso à Internet no Brasil. E destes, 80% realizam suas pesquisas na web, que podem variar, mas o Google quer destacar um único ponto nesta palestra: as compras online.
Abaixo apresento esses dados específicos.
Atualmente contamos com diversos sites de compras, nacional, internacional, pequeno e grande, o que justifica 70% dos consumidores começarem a busca por produtos na Internet e 43% deles comprarem em sites internacionais.
Temos ainda os 47% que comparam produtos verificando avaliações de outros usuários. Os celulares, por exemplo, segue este estilo de compra, inclusive, a venda destes aparelhos – indispensáveis – cresceu 2.900% de 2013 a 2016.
Um dado importante é que 67% iniciam as buscas por produtos no celular e finalizam no computador. Resultado da não adequação de muitos e-commerces ao padrão responsivo (adaptação do site a diversas telas).
A importância do Google
Assim, o Google mostra sua importância no mundo do e-commerce, onde basta o usuário “dar um Google” e encontrar um cardápio de soluções. A dúvida é, quem está se mexendo para ficar no topo do cardápio?
Este post foi uma contribuição do nosso colaborador Junior Borelli, executivo de atendimento da AW Digital.