A grande maioria da população relaciona a inteligência artificial (IA) aos filmes de ficção científica, máquinas dominando o mundo dos seres humanos e muita tecnologia envolvida.
Tirando os trechos que são um tanto quanto exagerados para fazer parte dos roteiros de cinema, a inteligência artificial na verdade está mais presente no nosso dia a dia do que imaginávamos, inclusive sendo uma facilitadora se tratando de resoluções de alguns problemas.
Como funciona a inteligência artificial (IA) no marketing digital?
Basicamente o que envolve a inteligência artificial dentro do marketing digital passa pela chamada machine learning, que nada mais é que o processo em que há a personalização usando as características para cada campanha. Este robô atuará nos anúncios e entenderá quais os objetivos que devem ser alcançados.
Um bom exemplo é a qualificação de leads. Com ele, a inteligência artificial identifica de forma mais precisa as listas tanto de clientes quanto prospects com maior potencial.
Para cada venda efetivada, mais os dados são captados e atualizados para um melhor desempenho, assim também poupando tempo e sendo mais assertivos nas campanhas.
Outro meio de uso é nas mídias pagas, podendo ajudar a criar anúncios mais personalizados, podendo ser desenvolvido até mesmo de forma específica para uma única pessoa. Com auxílio das informações passadas, o machine learning cria a combinação que mais faz sentido para atingir determinado perfil.
Existem também os meios de sistema de recomendação, que com certeza você já viu acontecer, afinal Amazon, Netflix e Spotify são alguns que utilizam esse método. Aplicando este mecanismo, é utilizado os dados coletados dos usuários e desta forma consegue-se identificar quais as possibilidades poderão lhe agradar.
Vale lembrar também dos chamados chatbots, que através do machine learning conseguem auxiliar visitantes dentro dos sites sendo ótimas opções para serviços de atendimento ao cliente de forma automatizada.
Quais os benefícios de utilizar a inteligência artificial no marketing digital?
Com a inteligência artificial junto do marketing digital é possível falar com cada pessoa de uma forma específica, ou um grupo determinado e ao mesmo tempo ter maximização dos ganhos e otimização nos custos aplicados às campanhas. E pode ser aplicado em todo tipo de segmento e tamanho de empresa.
Com o uso dessa ferramenta é possível que todos saiam ganhando. O cliente recebe conteúdos de seu interesse, enquanto para a empresa anunciante há a chance de fazer uma nova venda. Desta forma, é criado não apenas um vínculo como também a fidelização natural do cliente.
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