Aconteceu na AW: #Live Como Adaptar Sua Empresa Durante a Pandemia?

No dia 29 de abril realizamos um bate-papo online com clientes da agência abordando o tema: Como Adaptar Sua Empresa Durante a Pandemia? 
Contamos com a participação de Tiago Milani, Coordenador de Promoção Comercial da ABIHPEC; Thiago Pereira, Sócio-Proprietário da Marina Costa Norte; Márcio Bevilacqua, Superintendente Comercial da Savoy; Simone Castelli, Gerente de Marketing da Savoy e Douglas Carvalho Jr., CEO e Fundador da Target Advisor. A mediação do encontro foi feita pelo nosso Diretor e Proprietário da agência, Arthur Freire.

Clique aqui para ver como foi a live!



Falamos sobre os desafios que as empresas estão enfrentando neste momento de isolamento, o home office, perspectivas para o futuro e trocamos experiências de diferentes setores do mercado. 

Você pode conferir os destaques dessa conversa no post de hoje, aqui no Blog
Agradecemos aos nossos clientes pela parceria neste momento difícil e continuamos juntos para colaborar no combate ao Covid-19. 
Redução Da Jornada De Trabalho, Demissões e o Home Office 
De acordo com Tiago Milani, Coordenador de Promoção Comercial ABIHPEC, “todos estão em home office”.

A Savoy adotou o home office para parte da equipe e Marcio Bevilacqua, Superintendente Comercial, conta que pela essência do trabalho da empresa ser o atendimento aos clientes para locação de imóveis, como prédios comerciais, lojas em shoppings, o home office – apesar de ser possível – fica prejudicado.  
“Na Savoy temos parte dos colaboradores de férias e funcionários do grupo de risco em home office. A ideia é ter menos pessoas na empresa. Isso não é muito fácil, porque a essência do trabalho é de vendas e locação, e isso está apoiado no atendimento que prestamos aos clientes.” 
Para a Marina Costa Norte as mudanças foram um pouco diferentes, como comenta o Sócio-Proprietário Thiago Pereira. “Lá não temos como trabalhar home office. Então a opção foi fazer escalas para evitar aglomeração e seguir os protocolos sanitários.” 
Impacto Nos Negócios 
O impacto nos negócios é uma realidade para grande parte das empresas que participam do projeto setorial. “Algumas empresas relatam que estão sofrendo bastante, pois muitas nasceram para exportar e diversas ações de promoção internacionais estão sendo canceladas e prorrogadas”, comenta Tiago Milani. 
Douglas Carvalho Jr., CEO e Fundador da Target Advisor, destacou impacto positivo. “Os clientes – não sei se por estarem mais à vontade – respondem mais rápido. Antes eu enviava uma planilha e às vezes levava de dois a três dias para ter uma resposta. Agora o negócio está online.” 
“Devido aos problemas de caixa das empresas, o fato de as pessoas estarem sem dinheiro, quando você liga o cliente retorna para você. Ainda mais a gente que leva dinheiro para as pessoas, seja por equity ou por estruturação de uma dívida. Então, os clientes retornam muito rápido”, completa. 
Será Possível Manter o Home Office Após Esse Período De Experiência? 
Apesar do home office ser um assunto que as empresas já estavam começando a incluir em seus debates, grande parte delas ainda não havia adotado esta medida em seu dia a dia. Em nossa conversa vimos que o distanciamento social fez com que os negócios fossem obrigados a se adaptarem rapidamente à nova realidade.  
“Foi uma surpresa agradável que eu tive”, diz Arthur Freire, Proprietário da AW Digital. Ele comenta que o home office está funcionando bem e a produtividade até aumentou. “No nosso caso podemos fazer tudo online. Para desenvolver um site, fazer campanhas, redes sociais, é tudo na nuvem e deu certo.”  
Porém, nem sempre é possível colher apenas resultados positivos do trabalho em casa. Douglas Carvalho Jr., CEO e Fundador da Target Advisor sinalizou as distrações e dificuldades no home office, como muitas pessoas dentro das residências ou famílias com filhos pequenos. 

A Preocupação Inicial De As Empresas Não Conseguirem Se Manter Já Diminuiu Ou A Tensão Permanece? 
“A percepção dos clientes é sombria”, diz Márcio Bevilacqua, da Savoy. “As perdas são, momentaneamente incalculáveis. Temos clientes locais, nacionais e mundiais. Os clientes ligados ao varejo têm mostrado uma grande preocupação, em todos os níveis, menores e maiores.”  
Sobre a Retomada da Economia 
“As pessoas vão sair mais às ruas, para não ficarem em casa, para a cabeça trabalhar um pouco, para haver alguma distração. Mas do ponto de vista de consumo vai levar um certo tempo para a economia ser retomada”, diz Thiago Pereira, da Marina Costa Norte. 
Douglas Carvalho Jr., da Target Advisor concorda com a reação lenta e inclui a variável desemprego para dificultar ainda mais a reação da economia. “A retomada aconteceria se todos estivessem de férias e pudessem voltar na mesma situação que estavam no dia 15 de março. Como existe essa falta de tranquilidade do salário, às vezes você não vai ser demitido, mas vai ficar com medo ser, você vai segurar todo o real possível.” 
As Prospecções Estão Ocorrendo? 
A Savoy percebeu o movimento para a área de armazéns e focou os esforços de marketing digital para atingir este mercado. “Estamos percebendo uma concentração grande de busca na área de armazenagem, na área de logística. Então, focamos parte da força de trabalho nesses segmentos e estamos indo atrás desses clientes que se relacionam com nossos produtos através das redes sociais”, diz Marcio Bevilacqua, Superintendente Comercial da empresa. 
“Estamos buscando clientes normalmente”, conta Douglas Carvalho Jr. “Eles nos atendem porque estão buscando soluções, procurando formas de melhorar seus negócios.” 
Thiago Pereira, da Marina Costa Norte conta que percebeu uma movimentação de clientes buscando preço. “Obviamente teremos que ter flexibilidade para não perder clientes. Eu já perdi alguns, não necessariamente para concorrentes, mas aqueles que não têm como gerar receita, trabalham com turismo náutico e optaram por levar para casa ou outro local onde eles não terão custo. Alguns clientes que são do interior optaram por levar o barco para a represa, já que aqui eles não poderiam usá-lo.” 
“Tenho uma outra atividade comercial, de fabricação e instalação de poitas, que são blocos de concreto que servem para atracação das embarcações. Tenho uma área comercial muita ativa nesse segmento. Durante a pandemia, reparei que não tinha retorno. Então, no final de março eu ‘tirei um pouco o pé’. Agora, vejo que está havendo uma retomada. As pessoas estão começando a querer negociar os orçamentos que mandei”, complementa Thiago. 
O Sócio-Proprietário da Marina destaca também o esforço de investimento em marketing digital. “Nossa comunicação está focada no digital, junto à AW. Tenho mexido praticamente todo dia no site com atualizações, realizando otimização. Estou buscando outros mercados, como o de engenharia, por exemplo.” 
Ferramentas Que Estão Ajudando Nesse Período Ou Que Pretendem Adotar No Futuro 
Para Thiago Pereira, intensificar a abordagem digital é cada vez mais importante, ainda mais nesse momento de pandemia. “Sempre foquei muito em Facebook. Agora, aproveitei para criar um perfil no Instagram e abranger um outro canal, um outro tipo de público. Estou pensando em fazer um canal no Youtube, porque é um assunto muito específico, mas que gera muita curiosidade, como as poitas, a salvatagem de embarcação.”

Clique aqui para ver como foi a live!

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