Dicas para criar vídeos interessantes de perguntas e respostas

Vimos em um post anterior a importância dos vídeos de perguntas e respostas para o marketing digital. Citamos que eles ajudam a atrair tráfego orgânico para seu site e agregam valor ao seu público. Além disso, eles podem ser utilizados em diversos canais de comunicação. 


Confira agora algumas etapas importantes para criação de seus vídeos, de acordo com uma matéria do site Search Engine Journal


Etapa 1: Coletar perguntas de seus seguidores 


O primeiro passo na criação de um vídeo de perguntas e respostas é coletar dúvidas de sua audiência. Lembrando que isso é importante, pois elas podem ser comuns para muitos seguidores. 



Você pode também solicitar que os seus assinantes de e-mail marketing enviem perguntas sobre um tópico específico. Vale informá-los que as dúvidas serão abordadas em um vídeo e que eles receberão por e-mail assim que for publicado. 


Confira a seção “As pessoas também perguntam” no Google. Se você já conhece o tópico principal sobre o qual deseja falar em seu vídeo de perguntas e respostas, pode fazer uma pesquisa rápida no Google com esse termo para encontrar perguntas relacionadas em “As pessoas também perguntam” e incluir algumas delas em seu vídeo. 


Conduza uma sessão ao vivo no Facebook ou Instagram. Se você não é tímido, pode realizar uma live perguntando a seus seguidores as dúvidas que eles têm sobre um tópico específico. 


Simplesmente introduza o tópico sobre o qual está falando e peça aos seguidores que deixem suas perguntas na seção de comentários. Você pode responder a essas perguntas no vídeo ao vivo ou abordá-las em outro vídeo de perguntas e respostas. 


Etapa 2: Escrever um roteiro para seu vídeo 


Depois de ter sua lista de perguntas, é hora de escrever um roteiro para o seu vídeo para se certificar de que todas as dúvidas estão sendo respondidas. 


Etapa 3: Gravar seu vídeo 


A escolha do material de captação de imagem e som irão impactar diretamente na qualidade de sua gravação. O formato escolhido vai depender de seu objetivo com o vídeo. 


Encontre um local tranquilo para gravar seu vídeo. De preferência que não faça muito eco. 


Se possível, grave seu vídeo com luz natural (uma janela) ou utilize outra fonte de luz


Grave em partes para que você não precise memorizar todo o roteiro; você editará posteriormente. 


Olhe diretamente para a câmera, não para a tela do telefone ou laptop. 


Se você pode contratar uma produtora de vídeos, esse pode ser um investimento inteligente na criação de vídeos de perguntas e respostas de alta qualidade. 


Etapa 4: Editar e Publicar seu vídeo 


Se você não pode contratar uma produtora para editar seu vídeo, utilize ferramentas gratuitas para te ajudar no processo final de produção. 


Quanto melhor a sua gravação original, mais fácil será editar todos os clipes juntos. 


É interessante incluir uma introdução rápida e uma legenda com seu nome e cargo, além de outras legendas ao longo do vídeo, como a pergunta que você está respondendo. 


Lembre-se de adicionar transições para dar ritmo ao vídeo


No final do seu vídeo, inclua uma frase atrativa que direcione os espectadores para outros recursos. Você pode solicitar que eles visitem seu site para obter mais informações, sigam você nas mídias sociais, inscrevam-se no seu canal do YouTube ou enviem uma mensagem para você. 


Etapa 5: Divulgar seu vídeo 


Você pode transformá-lo em uma postagem para seu blog e incorporar seu vídeo nela. 


Compartilhe nas mídias sociais e adicione o vídeo a sua página de perguntas frequentes. Alguns visitantes do site acharão mais interessante assistir a um vídeo do que ler toda a sua página da web. 


Leia também nosso post O uso do vídeo como estratégia de marketing


Precisa de uma estratégia de Marketing para sua empresa? Fale conosco! contato@awdigital.com.br 

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