O Google lançou em Dezembro de 2017, uma nova
funcionalidade para o Google Shopping, na qual é possível o consumidor consultar
quais produtos estão disponíveis em lojas físicas visualizando a informação na
página de pesquisa do buscador, ou seja, podemos saber se uma loja virtual tem
ou não determinado produto em estoque. Tudo isso em tempo real!
funcionalidade para o Google Shopping, na qual é possível o consumidor consultar
quais produtos estão disponíveis em lojas físicas visualizando a informação na
página de pesquisa do buscador, ou seja, podemos saber se uma loja virtual tem
ou não determinado produto em estoque. Tudo isso em tempo real!
A ferramenta é nomeada “Local Inventory Ads”, ou LIA, na sigla em inglês, ela faz a junção
entre os anúncios e o estoque
entre os anúncios e o estoque
físico dos grandes varejistas parceiros do Google
Shopping.
Uma pesquisa realizada pelo Google apontou que entre os
anos 2016 e 2017 as buscas por “retirada na loja física” aumentou 680% e que a
procura de lojas próximas cresceu 440%.
anos 2016 e 2017 as buscas por “retirada na loja física” aumentou 680% e que a
procura de lojas próximas cresceu 440%.
O objetivo é trazer mais clareza de informações ao
consumidor, assim, o consumidor tem à disposição mais uma opção de entrega, o
Clique&Retire (também denominado como Click&Collect ou
pick-up-store).
consumidor, assim, o consumidor tem à disposição mais uma opção de entrega, o
Clique&Retire (também denominado como Click&Collect ou
pick-up-store).
A longo prazo, muitos varejistas irão otimizar seus
espaços físicos e transformar suas lojas em pequenos centros de distribuição.
espaços físicos e transformar suas lojas em pequenos centros de distribuição.
Com a integração dos canais, ao invés dos varejistas
investirem em novas lojas físicas, poderão implementar pequenos centros de
distribuição (como espaços físicos, lockers ou espaço do parceiro do
marketplace) para que os clientes possam retirar o produto que foi comprado
online.
investirem em novas lojas físicas, poderão implementar pequenos centros de
distribuição (como espaços físicos, lockers ou espaço do parceiro do
marketplace) para que os clientes possam retirar o produto que foi comprado
online.
O Google terá três categorias quando a pessoa interessada
consultar um produto na loja desejada:
consultar um produto na loja desejada:
– Em Estoque;
– Estoque limitado;
– Sem estoque.
“As pessoas são duas
vezes mais propensas a visitar um estabelecimento se souberem que o produto
desejado está disponível. Em um cenário no qual o tráfego de pessoas nas lojas
tem caído bastante, soluções como o LIA são fundamentais para captar um
consumidor cada vez mais conectado e exigente. É como se os varejistas pudessem
oferecer uma vitrine virtual do que está disponível nas lojas, praticamente em
tempo real”, explica Gustavo Pacheco, líder de
Omnichannel do Google Brasil.
vezes mais propensas a visitar um estabelecimento se souberem que o produto
desejado está disponível. Em um cenário no qual o tráfego de pessoas nas lojas
tem caído bastante, soluções como o LIA são fundamentais para captar um
consumidor cada vez mais conectado e exigente. É como se os varejistas pudessem
oferecer uma vitrine virtual do que está disponível nas lojas, praticamente em
tempo real”, explica Gustavo Pacheco, líder de
Omnichannel do Google Brasil.
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