Você sabe o que é um influenciador e como usá-lo para melhorar suas vendas ou conhecimento de marca? Influenciar significa “poder de produzir um efeito sobre os seres ou sobre as coisas”. Ou, “Autoridade, prestígio, crédito desfrutado por alguém numa sociedade ou num determinado campo.”
Então, entenda como usar essas pessoas para promover seu produto ou serviço, pois isso pode fazer diferença no resultado final do seu plano de marketing, ou ainda, na última linha do demonstrativo de resultado.
O Marketing de Influenciador é uma ação do Marketing de Conteúdo, pois é a partir deste, seja uma foto, um texto, um filme, um vídeo, etc, que seu “representante” transmitirá a mensagem aos seguidores. O influenciador chancela a marca, o produto, o serviço.
Os influenciadores sempre existiram e continuarão a existir, sendo muito importantes na era da comunicação digital. São pessoas com muitos seguidores nas redes sociais, por exemplo, ou vistas e respeitadas pelas mesmas pessoas que fazem parte do seu público-alvo. São consultadas e observadas em seu segmento. São porta-vozes das novidades e polêmicas do meio.
A melhor maneira de entender é exemplificar. A Bella Falconi é uma influenciadora no mundo fitness. Possui mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, uma página com mais de 560 mil Likes no Facebook, mais de 537 mil resultados de busca no Google, dita tendência de moda, é referência em dieta e bem-estar. Já imaginou uma pessoa como ela reconhecendo seu produto e promovendo-o de uma maneira diferente para todos seus seguidores? O resultado é que qualquer ação com ela, desde que bem planejada, produz ganhos exponenciais.
Dicas para um bom marketing com influenciadores
Mas, atenção! Existem duas variáveis muito importantes para uma ação de marketing com influenciadores. A primeira é pesquisar e escolher bem quem será o seu influenciador. Esta pessoa precisa ser referência no seu segmento, ou para o público-alvo que você quer atingir. Pode ser mais de uma pessoa é claro. Identifique os influenciadores e classifique-os em ordem de importância.
A segunda variável é o tipo de mensagem que você vai passar para promover seu produto, sua marca ou seu serviço. O método tradicional, tipo “merchandising“, não funciona neste caso. Pode ter o efeito contrário. Então, você deve trabalhar com algum tipo de conteúdo divertido, educativo, ilustrativo, etc. É importante que seja uma mensagem natural, autêntica. Não pode ser ou parecer artificial.
A opinião dos influenciadores
É importante entender o outro lado da moeda – dos influenciadores. A maioria deles (senão todos) não gosta de ser visto apenas como um projeto e quer ser tratado de maneira diferente. Por isso, a ação deve ser pensada dentro de um cronograma mais longo, com vistas a promover relações fortes e sinceras. Isso pode ser a chave do sucesso.