O post sobre otimização (SEO) de hoje falará sobre as URLs amigáveis e sua importância em um website.
Mas, antes de seguirmos, o que significa o termo URL? “Uniform Rosource Locator”, esta é a definição de URL. Em outras palavras, é o endereço virtual de um website, de uma página específica dentro do website, o endereço de um arquivo ou impressora na internet.
Agora que já sabemos o que são URLs, o que significa ter uma URL “amigável” e o que meu site ganha com isto?
Uma URL amigável é a melhor forma de mostrarmos ao Google e ao internauta o vínculo do endereço de nossa página com um conteúdo específico e com o termo de busca do usuário.
Por exemplo, a AW Digital oferece diversos serviços digitais aos seus clientes, então como diferenciar as URLs de acordo com os serviços?
Para isto, devemos escrever o produto ou serviço que oferecemos naquela página na URL do site.
Para divulgar o serviço de marketing nas redes sociais, a URL correta é a seguinte:
Assim, quando o Google for procurar por páginas na web que falem sobre este assunto, nossa página terá uma boa relevância na busca orgânica.
Para compararmos, veja agora o que não deve ser feito: (ocultaremos o site da empresa para evitar qualquer problema)
Note que não conseguimos ter a mínima ideia do conteúdo que esta página apresenta pois “/site/detalhe.php?secao=3” não nos diz nada e também não diz nada ao Google. A forma de leitura dele é a mesma da nossa.
Ou seja, se esta empresa está pretendendo divulgar algum produto de seu portfólio, com certeza será muito difícil o Google encontrá-la na busca orgânica.
Este é um exemplo de como o seu website não deve estar.
O ideal é que cada página de seu website tenha uma URL amigável para que assim ganhe relevância na busca orgânica do Google e também facilite para o usuário identificar o assunto/conteúdo daquela página.
Caso seu website ainda não tenha URLs amigáveis, peça para seu webmaster refazê-las ou contrate uma agência para o trabalho.
Até a próxima!