Não há como negar que a internet arrebatou a rotina de todos os brasileiros tanto na vida pessoal quanto corporativa. Não à toa, atualmente são 120 milhões de usuários conectados no país, segundo números do relatório sobre economia digital divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês).
E para os negócios, as redes sociais são aliadas imprescindíveis no momento de divulgar a marca, assim como lidar com os clientes, já que é possível criar um canal direto. Apesar disso, é possível cometer alguns erros… em alguns erros que fatalmente farão com que a estratégia não gere os leads necessários. Por isso, fique atento e não os cometa na hora de divulgar sua marca no Instagram, Facebook, Twitter e inclusive LinkedIn. Veja as três falhas mais comuns:
Esquecer de definir seu target
O universo da rede social é único e é preciso se atentar ao comportamento de cada usuário. Quem é o público-alvo que sua marca deseja atingir? O que ele anseia e como se comporta? Do que ele gosta e o que consome? Quais os momentos do dia que mais acessa as redes? Esquecer de definir a sua persona pode fazer com que o negócio perca clientes ou que os mesmos não se tornem fiéis. Mídias digitais são diferentes das tradicionais, pois atingem melhores resultados quando são trabalhadas para um público específico e não para a massa.
Querer resultados imediatos
Empenho e muito trabalho são essenciais para que gerem bons frutos. No entanto, não dá para querer tudo de imediato. É preciso um certo tempo (cerca de seis meses) para atingir o engajamento e os dados necessários para gerar clientes e, consequentemente, retorno financeiro. O marketing digital não pode ser a única ferramenta para fazer sua empresa funcionar. Além disso, é um erro desistir da estratégia digital depois de um ou dois meses sem resultados aparentes, já que abandonar um projeto de estratégia digital antes da sua maturidade, pode causar diversos prejuízos para a marca e para a organização.
Respostas inapropriadas
Não adiant
a postar um conteúdo adequado baseado em uma estratégia bem elaborada, se na hora que o consumidor fizer qualquer comentário na página a resposta for inapropriada ou, pior ainda, não houver nenhum feedback. Cada cliente deve ter a atenção necessária para ter o retorno de forma personalizada e com seu questionamento respondido de maneira rápida e satisfatória.
Fonte: E-commerce News
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