O Google Trends é uma ferramenta poderosa e gratuita, fornecida pelo Google para ajudar os usuários a entenderem as tendências de pesquisa. É possível conferir as pesquisas em alta por regiões, idiomas e período de tempo. O Google Trends pode ser usado para fins de curiosidade e também para fins de marketing de conteúdo.
Ele não só permite que os usuários vejam quais tópicos e consultas têm sido populares nas pesquisas, mas também dará acesso a dados contendo a frequência com que pesquisas específicas foram feitas ao longo de um determinado período de tempo, que você pode especificar nos filtros.
Os dados podem então ser visualizados pelo Google, produzindo um gráfico de tendências do tópico pesquisado ao longo do tempo selecionado, permitindo que você analise eficientemente os resultados.
Como funciona o Google Trends
O Google Trends analisa os dados de pesquisa e pega uma amostra com base em um período de tempo definido por você. Você pode definir um período de tempo de 2004 até a última hora. Você também pode definir um período de tempo personalizado se estiver interessado em ver as pesquisas em um tempo específico.
Você também pode filtrar seus dados para ver resultados mais específicos. Os filtros disponíveis no Trends incluem:
Tempo: Períodos de tempo atuais e personalizados;
Região: País, Estado, Província e outras regiões geográficas;
Categorias Mundiais: Categorias atuais como Artes e Entretenimento, ou Tudo de uma vez;
Pesquisa na Web: Imagens, Pesquisa de Notícias, Pesquisa no YouTube ou Google Shopping.
Dica
Se quiser fazer uma comparação rápida de várias frases durante o seu processo de pesquisa de palavras-chave, nenhuma ferramenta supera o Trends.
Se você precisa saber qual pergunta é a mais comumente feita, ou qual frase é mais comum, (por exemplo: “manutenção de piscina” vs. “limpeza de piscina”) o Google Trends pode fornecer a resposta para que você esteja usando as frases-chave certas.
Leia mais sobre Google Trends neste outro artigo.
Quer traçar uma estratégia assertiva para elevar o marketing digital da sua empresa?
Conte com a gente! contato@awdigital.com.br
*Com informações do site Oficina da Net