Sabe quando você fala com a pessoa ao lado e aí começam a aparecer propagandas, no seu smartphone, relacionadas a algo que você disse? A hipótese sempre foi considerada um mito, lenda urbana. Mas, agora, duas empresas de marketing digital foram flagradas fazendo isso.
Elas não só dizem ter a capacidade de ouvir conversas em tempo real, usando o microfone do celular, como oferecem os dados a potenciais anunciantes.
Os casos foram revelados pelo site americano 404 Media, e causaram espanto.
O primeiro deles envolve o Cox Media Group (CMG), conglomerado que é dono de um grande provedor de internet no país, e também oferece serviços de
marketing digital – incluindo um chamado Active Listening (“escuta ativa”, em inglês).
“É verdade. Os seus dispositivos estão escutando você. Com o Active Listening, o CMG agora pode usar dados de voz para direcionar sua publicidade para as EXATAS pessoas que você procura”, afirmava o site da empresa.
O 404 Media publicou uma segunda reportagem revelando que outra empresa de marketing, a MindShift, oferecia exatamente a mesma coisa a anunciantes.
Além de ser mencionado no site da MindShift, o serviço também foi mencionado por um dos fundadores da empresa, Andy Galeshahi, no podcast oficial dela. “Você já falou sobre alguma coisa, e aí viu um anúncio dela? Somos nós. Nós distribuímos essa tecnologia.”
A MindShift dizia ter acesso aos “microfones de milhões de dispositivos”. Ao ser procurada pelo 404 Media, apagou as páginas com informações a respeito, e não quis dar entrevista.
Os dois casos apontam que a escuta de conversas é uma prática real, e já está sendo usada pela indústria de publicidade online.
É difícil se defender dela, pois os aplicativos que solicitam o uso do microfone muitas vezes também têm razões legítimas para tanto (como permitir a busca por voz). Se você negá-lo, alguns recursos dos apps poderão ficar inoperantes.
Dito isso, talvez seja uma boa ideia checar as permissões dos apps que você tem instalados.
No Android, clique em Configurações => Apps, selecione o aplicativo suspeito (em princípio, todos são) e clique em Permissões.
No iPhone, clique em Ajustes => Privacidade e segurança e entre no item “Relatório de Privacidade dos Apps”.
Vamos ficar de olho!
E lembre-se: estamos aqui para potencializar o seu negócio através do marketing digital.
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Com informações do site da revista Super Interessante