Black Friday no Brasil

Como muitos sabem, está marcada para esta sexta-feira (29) a Black Friday 2013 no Brasil. A iniciativa foi trazida dos Estados Unidos e funciona como uma espécie de promoção coletiva, mais de 120 lojas virtuais colocam diversos itens à venda por preços menores.

Consumidores de diferentes partes do país se preparam para conferir os descontos e, quem sabe, adquirir produtos e serviços oferecidos por esta ação que já é considerada uma das mais importantes de todo o comércio eletrônico do Brasil.

No entanto, a proposta ainda desperta a desconfiança do público brasileiro. Na edição anterior, houve uma série de críticas nas redes sociais devido à dificuldade de compras, sites falsos, e principalmente pelos preços pouco convidativos dos produtos. Muitas empresas participantes foram acusadas pelos internautas de “maquiar” os valores das ofertas. No Facebook e Twitter, a frase mais comentada foi: “Black Friday no Brasil, tudo pela metade do dobro do preço!”.

Na tentativa de mudar esta imagem, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um código de ética (http://www.camara-e.net/blackfriday) para incentivar as lojas do comércio eletrônico a adotar boas práticas no Black Friday 2013. Com isso, os sites que aderirem às determinações serão considerados comprometidos a participar da iniciativa de forma decente, com informações corretas, claras e precisas sobre as promoções e os que não ofereceram desconto real serão punidos.

O Procon atualizou a sua lista de sites inseguros e falsos (http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf). A atual “lista negra” possui 325 endereços da web, com as correspondentes empresas responsáveis. A lista também mostra se o site se encontra disponível ou se foi removido da rede. As páginas são adicionadas à lista depois da verificação de queixas de consumidores.

Mesmo com estas certificações, interessados nos descontos ainda podem se sentir inseguros com o Black Friday. Para evitar cair em ciladas, seguem algumas recomendações:

– Planejar bem as compras, fazer uma lista com tudo o que se deseja comprar para evitar perder tempo com itens desnecessários;
– Comparar os preços para saber se os valores realmente caíram;
– Anotar os horários das promoções, pois muitas acontecem em horários diferentes;
– Preparar a internet e o computador para navegar, pois o tráfego será intenso e isso pode gerar lentidão e transtorno para os usuários.

Vamos torcer para que estas mudanças funcionem e os consumidores saiam satisfeitos da Black Friday 2013.

Saberemos na sexta-feira!

Até a próxima! E boas compras!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br

Últimas Postagens

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

E-Book Gratuito!

10 Dicas para aumentar o tráfego no seu site
Informe seus dados para baixar: