O comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 35,8 bilhões em 2014, alcançando um crescimento nominal de 24% em relação ao ano anterior. Ainda, o número de pedidos feitos via internet no ano passado atingiu 103,4 milhões – quantidade 17% maior que o registrado em 2013. O tíquete médio também cresceu, chegando a R$ 347, 6% maior que o índice anterior.
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A Black Friday, evento do e-commerce realizado no final de novembro que traz ofertas com grandes descontos e com crescente adesão entre as lojas no Brasil, representou 20% dessas vendas, com R$ 1,16 bilhão em faturamento. Trata-se de um recorde desde 2011 – quando o movimento começou a ganhar mais força no País –, ultrapassando R$ 1 bilhão em apenas um dia.
Ao todo, 51,5 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no ano de 2014, sendo 10,2 milhões entrantes. Com o total de pedidos (citado acima), chega-se a uma média de duas compras por consumidor.
O índice NPS (Net Promoter Score) apresentou bom resultado no ano, iniciando com 49% em janeiro e terminando em 57% em dezembro. O ápice foi de 63% em setembro e novembro, e a queda no último mês pode se justificar pelo aumento na quantidade de pedidos, no período de compras do Natal.
Moda e Acessórios se mantém como a categoria mais vendida, seguida de Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/Saúde, Eletrodomésticos, Telefonia e Celular, e Livros/Assinaturas e Revistas, nesta ordem.
As transações realizadas por meio de aparelhos móveis (sem o uso de apps) corresponderam a 9,7% de todas as vendas de bens de consumo pela Internet. No primeiro semestre, a participação chegava a 7%.
Em dezembro de 2014, 65% dessas compras foram originadas por smartphones e 35% por tablets, o que mostra uma inversão em relação a janeiro de 2014, quando este último era responsável por 67% das transações do mobile commerce.
As classes A e B são as que mais representam o consumidor do m-commerce, com 62% de participação, enquanto as classes C e D possuem 27%. As mulheres são 57% deste público, sendo que a faixa etária que mais consome é entre 35 e 49 anos para ambos os sexos (39% das mulheres e 38% dos homens), e 40 anos a média de idade.
O consumidor mobile possui renda média maior se comparado ao consumidor apenas do e-commerce: R$ 6.128 contra R$ 4.378.
Estudo realizado entre novembro e dezembro de 2014 aponta que 4 em cada 10 brasileiros fizeram alguma compra em site internacional, no último ano (em janeiro de 2014 eram 3 em cada 10). Sites chineses respondem por 55% da última compra dos entrevistados, quando estes responderam à pesquisa.
Os cinco sites mais utilizados são AliExpress, eBay, Amazon.com, DealExtreme (dx.com) e MiniInTheBox, nesta ordem. De 20 sites mais utilizados, 12 são chineses.
As três categorias mais consumidas em sites internacionais são Moda e Acessórios, Eletrônicos e Informática, nesta ordem. A categoria líder apresenta 33% de participação das compras dos brasileiros em sites internacionais e 52% nos sites exclusivamente chineses.
Entre os principais motivos para comprar em sites internacionais estão preço mais baixo, produto não disponível em lojas brasileiras e lançamento que não chegou ao País.
O pagamento para este tipo de compra é feito em 54% das transações por meio de cartão de crédito, 24% via PayPal e 20% por boleto bancário. E o gasto médio do consumidor em sites internacionais no ano é de U$ 163,21.
O valor estimado das compras feitas por brasileiros em sites internacionais, em 2014, é de R$ 6,6 bilhões, que equivale a 18% do total de faturamento dos sites brasileiros de e-commerce.
Considerando um período de 12 meses, de janeiro de 2014 para dezembro de 2014, entre aumentos de preços no início do ano e variações negativas subsequentes, o Índice FIPE/Buscapé, relatório mensal que analisa os preços praticados no comércio eletrônico brasileiro, registrou média mensal de -0,48%.
Dos dez grupos pesquisados, sete apresentaram quedas de preço e três, aumentos, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -12,96%, em Telefonia, a um aumento de 1,94% em Cosméticos e Perfumaria.
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eMarket Digital Sales é uma empresa de varejo online, especializada na análise, implementação, gestão e operação de lojas virtuais.
Nota: este post foi publicado originalmente em http://emarketdigitalsales.com.br/e-commerce-brasil-continua-aquecido-e-cresce-24/
Até a próxima!
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