O primeiro post de SEM de 2014 falará sobre a importância do acompanhamento constante das campanhas Google AdWords.
Já conversamos com diversas empresas que disseram fazer anúncios no Google mas não sabiam direito qual o real retorno dos anúncios nem como era a atual situação da campanha pois fazia muito tempo que não entravam em suas contas AdWords.
Este cenário é bastante normal em diversas empresas que acham que Google AdWords deve ser trabalhado apenas uma vez, no momento de criar alguns anúncios, selecionar palavras-chave, pagar um boleto e pronto. Grave erro!
Todas as campanhas do Google AdWords, para darem um bom retorno ao anunciante, devem ser acompanhadas constantemente. Algumas diariamente inclusive, e até várias vezes ao dia.
Quando o website é um e-commerce ou algo que gere receitas constantes e diretas para a empresa, as campanhas do Google devem ser monitoradas diariamente pois cada clique conta para gerar uma nova conversão e nova venda.
Aqueles websites que apenas apresentam produtos ou serviços (que não efetivam vendas online) podem ter suas campanhas AdWords monitoradas com menor frequência, mas nunca menos de 2 a 3 vezes por semana.
O acompanhamento constante é fundamental para que possamos avaliar a possibilidade de pausar alguns anúncios que não estejam gerando o retorno esperado e também criar variações daqueles anúncios com melhor desempenho.
É importante também para o acompanhamento de performance das palavras-chave de cada grupo de anúncios.
Um estudo minucioso dos termos da campanha podem fazer o anunciante gastar menos verba no mês para ter os mesmos resultados, isto porque poderá pausar ou excluir aquelas palavras-chave que apenas geram cliques de “curiosos” e não geram nada de retorno e também incluir palavras-chave relacionadas àquelas que apresentam melhor desempenho, ou seja, geram mais conversões para seu website.
Além disto, o acompanhamento constante nos proporciona uma visão exata da campanha e também a possibilidade de tomada de decisão rápida frente a alguma alteração inesperada da campanha (queda de cliques ou conversões, aumento repentino de CPC, reprovação de anúncios, entre outras coisas).
Confira aqui um post passado sobre como montar/configurar uma campanha do Google AdWords. Com certeza irá encontrar dicas importantes para o sucesso dos seus anúncios.
Para tirar o máximo de retorno de suas campanhas AdWords, sugerimos que tenham um profissional responsável por isto na empresa ou contrate uma agência digital para fazer o trabalho, valerá a pena!
Até a próxima!
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