Marketing Educacional para Geração de Matrículas

Ao longo dos
nossos 10 anos, já atendemos um grande
número de instituições de ensino
, sejam colégios ou cursos de idiomas e
neste período testamos diversas ações de marketing
digital para o setor educacional,
avaliamos resultados (alguns bons e
outros nem tanto) e por isso hoje podemos dividir com vocês um pouco do nosso
conhecimento nesta área.

Todo colégio,
faculdade, cursos extracurriculares precisam de alunos, algo normal assim como
em qualquer outro segmento da economia. Porém, a divulgação e atração de alunos
nem sempre podem ser “diretos”. É necessário ter bastante cautela nesta
divulgação para não dar conotação
extremamente mercantilista e esquecer os
pontos principais como qualidade, método de ensino,
equipe pedagógica,
estrutura entre outros fatores/diferenciais.

Neste link você irá entender os principais motivos de não poder ficar de fora destas ações.

Quando pensamos
no ambiente digital, diversas ações podem ser feitas com vistas a se apresentar
para possíveis alunos (e pais) e esta
divulgação não deve ser apenas em época de matrículas
. A comunicação deve
acontecer ao longo de todo o ano, com alguns momentos de maior intensidade.
De acordo com uma pesquisa da Resultados Digitais e Rock
Content, 81% dos colégios já investem em
marketing digital.

As instituições que
investem no digital tem 9,5 vezes mais leads

do que aquelas que não investem.
Abaixo listamos
algumas ações de marketing educacional
que geram resultados:
:: Website: 
Para nós, é o ponto mais
importante e inicial de qualquer estratégia de marketing para colégios (e
qualquer outro segmento) mas que comumente são deixados em segundo plano.
Um ambiente com
boa estrutura e hierarquia de informações é fundamental para apresentação da
escola. 
Páginas específicas para níveis de ensino, galeria de fotos da
estrutura, apresentação do método de ensino, história do colégio e até
informações úteis como indicação de fornecedores (Vans para levar alunos,
cursos de extensão, comércio ao redor [farmácias, hospitais, restaurantes,
etc], estações de metrô são importantes para facilitar o dia a dia dos pais dos
alunos ou dos próprios alunos, quando pensamos naqueles já de mais idade.
Depoimentos de
outros estudantes ou pais também dão mais credibilidade e influenciam positivamente
as pessoas na decisão de fechar a matrícula.
Ah! Vídeos
também são sempre bem recebidos pelos internautas, sejam institucionais de
apresentação do colégio ou também vídeos com dicas sobre matérias e assuntos
pertinentes ao colégio.
Como o foco
deste post é marketing educacional e geração de matrículas, ter uma página
exclusiva para “Matrículas” também irá lhe ajudar!
E claro, um site
com layout responsivo para smartphones e devidamente otimizado para buscas do
Google é fundamental.
:: Redes Sociais: 
São importantes para
manter seu público (pais, alunos, professores e funcionários) atualizados das
atividades e novidades do colégio. Procure postar atividades dos alunos,
prêmios recebidos, vídeos e novidades. Certifique-se de pode utilizar imagens dos
alunos em suas postagens.
Não utilize os
posts apenas para divulgar e fazer propaganda do colégio pois isto pode ser mal
recebido pelos que seguem a página.
Para apresentar
o colégio para um público novo, que ainda não o conhece, invista nos anúncios
direcionados do Facebook e Instagram (ads).
Fazendo uma boa
configuração da ferramenta, você poderá divulgar sua instituição para a pessoa
certa, no momento certo (mães que estejam procurando berçário, ensino infantil
ou médio para seus filhos. Pessoas que estejam buscando cursos de idiomas ou de
aperfeiçoamento em outros temas são alguns exemplos).
Outro ponto
importante é a segmentação geográfica dos anúncios pois pessoas que morem ou
trabalhem mais próximas do colégio, tem maiores chances de se matricular.
O acompanhamento
das métricas e resultados é fundamental para o sucesso das campanhas.
:: Google Ads:
Mídia paga no
Google (links patrocinados) é também uma estratégia importante para apresentar
o colégio para pessoas que estejam procurando por um.
Criação de
anúncios atrativos, seleção cuidadosa das palavras-chave e outras configurações
técnicas irão determinar o sucesso (ou não) de suas campanhas e o consequente
aumento na quantidade de solicitações de visitas à escola e efetivação de
matrículas. Confira aqui 5 dicas para criar boas campanhas no Google Ads.
:: E-Mail Marketing:
Esta é uma
ferramenta que gera excelente retorno porém é utilizada de forma errada ou sem
a devida atenção pela grande maioria das instituições ensino.
Apenas criar um
layout genérico e disparar o e-mail marketing para toda a base de contatos não
surtirá efeito algum. Mensagens genéricas, para um público com interesses
distintos é certeza de fracasso.
Organize seus
contatos por nível de ensino e crie peças para falar com
aquele determinado público-alvo.
Uma mãe com
filho no ensino infantil não será atraída por um e-mail marketing falando sobre
o sucesso de aprovação nas melhores faculdades. Já a mãe do aluno de ensino
médio com certeza levará esta informação em consideração.
Não misture
contatos de alunos (ou pais) que já estejam na matriculados na instituição com
aqueles ainda não matriculados. Comunicação com foco na geração de matrículas
para quem já é matriculado mostra desorganização e também que os alunos estão
sendo tratados igual aos não alunos.
:: Waze:
Ainda pouco
explorado pelos colégios, esta é uma ferramenta muito boa para divulgar para o
público que estiver dirigindo nas redondezas.
Com certeza
existem muitas pessoas que moram ou trabalham perto do seu colégio e que não
sabem que ele existe e esta pode ser uma forma prática de informar sobre a
existência da escola.
O mercado está
mudando rapidamente e cada vez mais o seu público-alvo estará no ambiente
digital e por isso é fundamental você ter uma boa estratégia de comunicação online.
Se precisar do
suporte de nossa equipe para elaborar e executar sua estratégia de marketing digital para geração de
matrículas
, entre em contato!

Confira aqui nossos trabalhos no segmento de marketing educacional.

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