O que é SEM?

O que é SEM?

Vamos começar nossos posts sobre SEM
explicando, em linhas gerais, o que são e qual a importância destas três letras
na internet atualmente.

Search Engine Marketing (SEM)
é o trabalho de divulgação de websites (e seus produtos e serviços) nos
mecanismos de busca – Google, Yahoo!, Bing, entre outros.
O SEM
pode ser utilizado para gerar alto fluxo de visitantes ao seu website, gerar leads comerciais ou também gerar vendas
diretas, no caso do  e-commerce.
Para sites de conteúdo/notícias e também
aqueles que vendem publicidade em suas páginas, o grande fluxo de usuários é
fundamental para seu sucesso uma vez que, neste caso, quantidade é melhor do
que qualidade.
Muitos websites vendem publicidade em suas
páginas no formato CPM (custo por mil) ou seja, a cada mil visualizações do seu
banner dentro do site escolhido, você pagará um valor fixo. Quanto mais
visualizações do banner, maior será a receita recebida pelo dono do site.
Neste caso, o trabalho de SEM
será voltado à geração de tráfego.
Quando pensamos em e-commerce, alto fluxo de
pessoas também é importante, porém a qualificação desta audiência precisa ser
bem maior, uma vez que o investimento no clique precisa gerar retorno em
vendas, o que chamamos de conversão.
Neste caso, o trabalho de SEM
deverá ser mais direcionado, visando atingir diretamente o público-alvo da
loja, minimizando ao máximo a dispersão dos anúncios e das campanhas.
Precisamos ter um ROI (return on investment) alto.
Para os e-commerce, o SEM
será voltado à geração de vendas.
A geração de leads pode ser interpretada de diversas formas. Um lead pode ser o download de uma ficha de
inscrição, de um catálogo de produtos, o envio de um formulário de contato, o
assistir de vídeo no site, etc. Ou seja, lead
é uma oportunidade.
Quando o usuário faz alguma destas ações no
seu website, podemos entender que foi gerada uma conversão.
Neste terceiro cenário, o SEM
será focado em geração de leads.
O SEM é
uma estratégia de marketing para obter resultados no curto prazo (metodologia From Short to Long Term).
Importante: a geração de visitas e/ou vendas vai depender muito da configuração
das campanhas na conta AdWords da empresa, carregar os créditos que serão
consumidos conforme os cliques e pronto, seus anúncios já estão sendo
veiculados!
É importante ficar muito atento às
configurações das campanhas para que seus créditos não sejam consumidos
rapidamente e seus anúncios não sejam exibidos para quem não se interessa pelo
assunto. Contratar um profissional de marketing digital ou mesmo uma
consultoria externa pode ser uma alternativa.
Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br
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