O que é SEM? |
Vamos começar nossos posts sobre SEM
explicando, em linhas gerais, o que são e qual a importância destas três letras
na internet atualmente.
Search Engine Marketing (SEM)
é o trabalho de divulgação de websites (e seus produtos e serviços) nos
mecanismos de busca – Google, Yahoo!, Bing, entre outros.
é o trabalho de divulgação de websites (e seus produtos e serviços) nos
mecanismos de busca – Google, Yahoo!, Bing, entre outros.
O SEM
pode ser utilizado para gerar alto fluxo de visitantes ao seu website, gerar leads comerciais ou também gerar vendas
diretas, no caso do e-commerce.
pode ser utilizado para gerar alto fluxo de visitantes ao seu website, gerar leads comerciais ou também gerar vendas
diretas, no caso do e-commerce.
Para sites de conteúdo/notícias e também
aqueles que vendem publicidade em suas páginas, o grande fluxo de usuários é
fundamental para seu sucesso uma vez que, neste caso, quantidade é melhor do
que qualidade.
aqueles que vendem publicidade em suas páginas, o grande fluxo de usuários é
fundamental para seu sucesso uma vez que, neste caso, quantidade é melhor do
que qualidade.
Muitos websites vendem publicidade em suas
páginas no formato CPM (custo por mil) ou seja, a cada mil visualizações do seu
banner dentro do site escolhido, você pagará um valor fixo. Quanto mais
visualizações do banner, maior será a receita recebida pelo dono do site.
páginas no formato CPM (custo por mil) ou seja, a cada mil visualizações do seu
banner dentro do site escolhido, você pagará um valor fixo. Quanto mais
visualizações do banner, maior será a receita recebida pelo dono do site.
Quando pensamos em e-commerce, alto fluxo de
pessoas também é importante, porém a qualificação desta audiência precisa ser
bem maior, uma vez que o investimento no clique precisa gerar retorno em
vendas, o que chamamos de conversão.
pessoas também é importante, porém a qualificação desta audiência precisa ser
bem maior, uma vez que o investimento no clique precisa gerar retorno em
vendas, o que chamamos de conversão.
Neste caso, o trabalho de SEM
deverá ser mais direcionado, visando atingir diretamente o público-alvo da
loja, minimizando ao máximo a dispersão dos anúncios e das campanhas.
Precisamos ter um ROI (return on investment) alto.
deverá ser mais direcionado, visando atingir diretamente o público-alvo da
loja, minimizando ao máximo a dispersão dos anúncios e das campanhas.
Precisamos ter um ROI (return on investment) alto.
A geração de leads pode ser interpretada de diversas formas. Um lead pode ser o download de uma ficha de
inscrição, de um catálogo de produtos, o envio de um formulário de contato, o
assistir de vídeo no site, etc. Ou seja, lead
é uma oportunidade.
inscrição, de um catálogo de produtos, o envio de um formulário de contato, o
assistir de vídeo no site, etc. Ou seja, lead
é uma oportunidade.
Quando o usuário faz alguma destas ações no
seu website, podemos entender que foi gerada uma conversão.
seu website, podemos entender que foi gerada uma conversão.
O SEM é
uma estratégia de marketing para obter resultados no curto prazo (metodologia From Short to Long Term).
Importante: a geração de visitas e/ou vendas vai depender muito da configuração
das campanhas na conta AdWords da empresa, carregar os créditos que serão
consumidos conforme os cliques e pronto, seus anúncios já estão sendo
veiculados!
uma estratégia de marketing para obter resultados no curto prazo (metodologia From Short to Long Term).
Importante: a geração de visitas e/ou vendas vai depender muito da configuração
das campanhas na conta AdWords da empresa, carregar os créditos que serão
consumidos conforme os cliques e pronto, seus anúncios já estão sendo
veiculados!
É importante ficar muito atento às
configurações das campanhas para que seus créditos não sejam consumidos
rapidamente e seus anúncios não sejam exibidos para quem não se interessa pelo
assunto. Contratar um profissional de marketing digital ou mesmo uma
consultoria externa pode ser uma alternativa.
configurações das campanhas para que seus créditos não sejam consumidos
rapidamente e seus anúncios não sejam exibidos para quem não se interessa pelo
assunto. Contratar um profissional de marketing digital ou mesmo uma
consultoria externa pode ser uma alternativa.
Até a próxima!
Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br